PEDAGOGIA LIBERTÁRIA E ESTUDOS ANARQUISTAS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Eduardo Nunes Universidade do Estado da Bahia
  • Igor Rodrigues de Sant'Anna

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.

Resumo

Este dossiê tem a intenção de trazer ao debate acadêmico uma discussão sobre a educação libertária ou anarquista na contemporaneidade. A princípio, podemos esclarecer que essa temática desde o século XIX vem sendo apresentada por diferentes pensadores, associações de trabalhadores, intelectuais e militantes que conseguiram, ao longo desse tempo, algumas conquistas na transformação da práxis pedagógica oficial e na legislação educacional que, apesar desses avanços, oferece poucos espaços para novas propostas libertárias já que esteve e ainda está sob a influência religiosa, estatal e de empresas, e sua atuação rígida e autoritária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Nunes, Universidade do Estado da Bahia

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB ? Departamento de Educação). Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais PROET/UNEB. Co-Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico (TSPPP/PPGEDUC). Membro do Grupo de Pesquisa NEPAN - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Anarquismo e Cultura Libertária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Editor da Revista de Educação e Ciências Sociais (RECS/PPGEDUC/UNEB). Coordenador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território do Sisal (OBEJA/UNEB). Atua na área de Sociologia e Análise Geográfica Regional, com ênfase em Sociologia e Geografia da Educação, Educação e Território, Desenvolvimento Local Sustentável, Sociologia Urbana e Educação Ambiental. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona (2003)

Downloads

Publicado

2023-02-22

Como Citar

Nunes, E., & Sant’Anna, I. R. de. (2023). PEDAGOGIA LIBERTÁRIA E ESTUDOS ANARQUISTAS NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Educação E Ciências Sociais, 5(9), 3–11. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.