Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Estão disponíveis os URLs para as referências eletrônicas.
  • O texto está em espaço 1,5; recuo de 1,25; usa uma fonte ARIAL de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os trabalhos devem possuir entre 10 e 20 páginas e ter o máximo de 2MB. Os artigos devem ser apresentados com a seguinte estrutura:
    1. Título: na primeira linha, centralizado, negrito, fonte Arial, tamanho 12, somente primeira letra em maiúscula;
    2. Uma linha abaixo, título em Língua Estrangeira, centralizado, negrito, fonte Arial, tamanho 12, somente primeira letra em maiúscula;
    3. Resumo em Língua Portuguesa: Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, até 200 palavras. Fonte: Arial, tamanho 10. Esta mesma norma se aplica ao resumo em Língua Estrangeira;
    4. Palavras-chave em Língua Portuguesa: até três (3) palavras-chave, separadas por ponto; inicial maiúscula. Fonte: Arial, tamanho 10. Esta mesma norma se aplica às palavras-chave em Língua Estrangeira.
    5. Corpo do texto, Fonte: Arial, tamanho 12, alinhamento justificado. Recuo na primeira linha do parágrafo em 1,25cm. Espaçamento entrelinhas: 1,5.
    6. Citações diretas no corpo do texto devem vir entre aspas, seguida da chamada AUTOR-DATA, exemplo: (Campos, 2012, p. 23).
    7. Citações diretas com mais de três linhas não devem vir entre aspas e deve-se observar:
    a) recuo de 4 cm da margem esquerda;
    b) A mesma fonte do corpo de texto, tamanho 10;
    c) Espaçamento entrelinhas 1,0 (simples)
    8. Notas de rodapé, explicativas, devem ser utilizadas com moderação. Não utilizar notas de rodapé para referências bibliográficas. Utilizar a mesma Fonte em tamanho 9 e espaçamento entrelinhas simples;
    9. Tabela, gráficos, infográficos e imagens devem vir no corpo do texto seguidos de legenda. As imagens devem estar em excelente resolução. O(s) autor(es) devem garantir a obtenção dos direitos de reprodução. A Revista não se responsabiliza pelo uso indevido de imagens.
    10. As referências bibliográficas citadas no texto deverão aparecer completas ao final do artigo em ordem alfabética por sobrenome do autor, atendendo aos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – NBR 6023/2018), cujos pontos básicos estão especificados a seguir:
    a. Destacar o título da seção Referências em negrito;
    b. As citações do livro deverão apresentar:
    Autor(es), apenas título em negrito; local de publicação; editora; ano.
    Exemplo:
    BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2001.
    c. As citações de parte de livro (capítulo, volume, fragmento) deverão apresentar:
    Autor(es); título da parte seguidos da expressão “In”; Organizador/es do livro; título do livro em negrito; local de publicação; editora; ano.
    Exemplo:
    LIMA, Luciano Rodrigues. Texto e discurso no ensino de inglês como língua estrangeira. In: LIMA, Diógenes Cândido de (Org). Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
    d. As citações de artigos de revistas em meio eletrônico (CD-ROM, online) deverão apresentar:
    Autor(es) do artigo; Título do Artigo; Título da revista em negrito; Local de publicação (quando couber); nº do volume, local; mês e ano da publicação; descrição física do meio eletrônico (CD-ROM).
    Exemplo:
    CD-ROM:
    VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, 1994. 1 CD-ROM.
    online:
    FLUCK, Winfred. American Literary History and the Romance with America. American Literary History. out. 2008. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2019.
    11. Todo material bibliográfico localizado na internet deve vir obrigatoriamente seguido do "link", nas referências.

Diretrizes para Autores

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos (ABNT) descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação dos autores não consta no arquivo com o texto.
  • O nome dos autores deve ficar registrado no formulário de cadastro do artigo, no campo "Incluir coautores". Informações imprescindíveis: NOME - E-MAIL - Nº ORCID - INSTITUIÇÕES DE VÍNCULO.
  • Os autores e autoras, coautores e coautoras devem informar, no momento da submissão, o identificador digital ORCID. Saiba mais detalhes em: https://orcid.org/register.

  • As contribuições de cada autor deverão ser obrigatoriamente informadas no ato da submissão do manuscrito, em que deverá constar no item relativo ao minicurrículo do autor, ao final das referências. Neste processo, a revista adota o sistema CRediT, cujas especificação considera 14 diferentes tipos de papéis de autoria ou contribuições: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita Primeira Redação Escrita, Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão Validação e Visualização. Maiores informações poderão ser obtidas no endereço eletrônico do NISO https://credit.niso.org/ou ainda na página do Scielo https://blog.sciclo.org/blog/2020/01/23/devemos. adotar-fernamentas para-diferenciar-as. contribuicocs-em-trabalhos. academicos/# YE1vHMLVM
  • O arquivo da submissão está no programa Microsoft® Word ou compatível, gravado em formato doc ou docx. Acesse este link para aprender a remover dados de identificação ocultos nos arquivos do Microsoft Word.
  • O texto está em folha padrão A4 (210X297mm), margem de 2,5 cm em cada um dos quatro lados, fonte ARIAL tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5; não utilizou sublinhados e negritos como grifo.
  • Utilizou aspas simples para chamar a atenção de expressões ou títulos de obras; utilizou palavras em outros idiomas em itálico, com exceção de nomes próprios.
  • Enviou figuras, gráficos, quadros e tabelas em formato aberto ou em alta resolução, em preto e branco ou escala de cinza e submetidos em arquivos separados do texto, um a um, seguindo a ordem que aparecem no estudo.
  • Encaminhou em arquivo separado a declaração de Conflito de interesses, os Colaboradores e os Agradecimentos (no mesmo arquivo).
  • Encaminhou em arquivos separados a Declaração de responsabilidade e cessão de direitos autorais (obrigatória) e o Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP (quando pertinente).

Artigos

Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são compostos por:

Introdução, na qual são explicitados: justificativa, tema de pesquisa, objetivos, metodologia, aporte teórico;

Metodologia, na qual será explicitado de forma detalhada os caminhos percorridos na pesquisa, atentando para a discussão teórica a respeito;

Apresentação dos resultados, composto de: excertos das informações produzidas durante a pesquisa permeada de discussão teórica que lhe dê inteligibilidade;

Considerações finais com conclusões possíveis diante da apresentação e tratamento das informações de pesquisa.

É um texto que exige um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.

Entrevista

A entrevista tem por objetivo dar oportunidade a quem entrevista e a quem é entrevistado(a) comentar a proposta de sua pesquisa, ou ação artística-cultural, descrevendo o caminho traçado em sua investigação ou sua ação.

O intuito é apresentar a proposta, num grau de exposição que facilite o entendimento da pesquisa ou ação artístico-cultural desenvolida, servindo como referência para outros acadêmicos que prosseguem com seus estudos a inspirarem-se, e lapidarem seu projeto, adequando-o às suas necessidades científicas e profissionais.

Ensaios

consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema da Contação de Histórias e Oralidade, com base em pesquisa referencial – ou seja, o que outras pessoas também dizem sobre o tema – e conclusão. Busca-se originalidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva

Política de Privacidade

A revista CHO - Contação de Histórias e Oralidades trata dados pessoais em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira (Lei nº 13.709/2018), seus princípios e fundamentos. Por isso, os dados pessoais informados a este periódico são usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

O período de tratamento de dados pessoais terá fim após a solicitação do usuário ou quando a finalidade do tratamento for atingida. Ainda, as informações pessoais são excluídas quando não forem mais necessárias ou relevantes para oferecimento dos serviços deste periódico, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação de retenção de dados prevista em lei específica.

Para compreensão e sistematização dos dados usados, entende-se que LGPD estabelece os sujeitos e as operações envolvidas no processo, no caso, se tratando de um periódico científico a seriedade quanto aos dados dos usuários ocorre tanto no sentido normativo, como também no próprio trâmite editorial.

Sendo assim, os dados que coletamos estão intimamente ligados com as atividades desempenhadas pelo periódico, de modo que os dados pedidos e utilizados para cadastro do usuário no sistema OJS são: nome, e-mail, afiliação, titulação, Lattes, ORCID que nos remetam ao perfil acadêmico e científico do autor, bem como dados para a identificação no sistema, como login e senha.