Ensaio sobre contação de histórias
Palabras clave:
Contação de histórias, ancestralidade, LiteraturaResumen
Este ensaio apresenta três bases importantes para a contação de histórias: ‘a voz, a gestualidade e o enredo’, tendo a ancestralidade como viés. A fonte são as minhas observações, como docente, durante as atividades de contação de histórias nas disciplinas NID (Núcleo de Iniciação à Docência) e Literatura e Educação, considerando a contação como ‘arte e técnica’ ancestral. Como arte, trata-se de uma prática literária, criativa e performativa; como técnica reúne um conjunto de recursos procedimentais extralinguísticos por meio dos quais se alcança, conscientemente ou não, o propósito da contação: de entreter e ensinar. É uma prática ancestral porque é um legado transmitido de geração em geração.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. O Narrador Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Disponível em: . Acesso em: 30 nov 2023.
CALVO, Gabriel; DÍAZ, Joaquim. La mujer del pastor. Disponível em: < Joaquín Díaz, obra completa • Canciones (funjdiaz.net)>. Acesso em: 18 mar 2024.
ETYMOLINE. ANCESTRALIDADE. ONLINE Etymology Dictionary. [s.l.], [s.d.]. Disponível em: https://www.etymonline.com/word/rhythm. Acesso em: 23 mar 2024.
GRIMM, Irmãos. Chapeuzinho Vermelho. Disponível em: <https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/capuchinho_vermelho> . Acesso em: 18 mar 2024.
ISMOAL Lyrics. Hookwinked (Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho). Disponível em: . Acesso em: 22 mar 2024.
MACHADO, Ana Maria; Maria Eugênia. Dona Baratinha. Editora FTD, 2004.
PIÑON, Nélida. A épica do coração. A Coruña: Real Academia Galega, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Lucia Tavares Leiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.