Conto, continho, contação

o caminho da oralidade e enleituramento através da contação de histórias

Autores

Palavras-chave:

Contação de histórias, Oralidade, Enleituramento

Resumo

Este artigo objetiva narrar uma experiência de contação de histórias no Ensino Fundamental com uma turma do 5º ano de uma Escola Municipal na cidade do Salvador, Bahia. Contar histórias favoreceu ao aprimoramento da práxis pedagógica dos educadores, considerando a importância da contação de histórias como instrumento de construção colaborativa do conhecimento, seguida pela possibilidade de identificação de mudanças com base na descrição dos processos de enleituramento dos discentes, bem como pelo envolvimento deles através da contação de história para outros alunos menores. Os resultados evidenciaram que os discentes desenvolveram outras habilidades previstas na Base Comum Curricular, além disso se tornam pequenos contadores de histórias. A conclusão revela que a contação de histórias pode ajudar os educadores na sala de aula, pois de maneira lúdica podem contribuir para que os seus alunos desenvolvam habilidades artísticas e literárias, bem como leitura autônoma de textos narrativos com a ajuda do professor e dos colegas, como também, o reconto de textos literários e histórias. A experiência da contação de história na sala de aula contribuiu para o desenvolvimento da oralidade e auxílio no processo de enleituramento dos educandos.

PALAVRAS-CHAVE: Contação de histórias. Oralidade. Enleituramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Catarino Conceição Ferreira, Ufba

Licenciada em Letras, Universida Federal da Bahia Bacharel em Biblioteconomia, na UFBA. Doutora em Ciências da Informação, UFBA

Dra. Valquíria Claudete Machado Borba, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Graduada em Letras/ Português/Inglês (PUCRS - 1996), especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa (PUCRS - 2002), mestre em Letras (PUCRS - 2005) e doutora em Letras e Linguística (UFAL- 2009). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora Plena da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) do DCH - Campus I. Fez parte do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS de 2013 a 2018 no DCH do Campus V da UNEB. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Linguística Aplicada à Educação. Áreas de interesse: psicolinguística, oralidade, leitura, escritura, alfabetização, processos cognitivos, formação de professores.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2009.

BENJAMIN, Walter. O contador de histórias e outros textos. Trad. Patricia Lavelle. 2 ed. São Paulo: Hedra 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_ site.pdf. Acesso em: 01 jul. 2024.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

MATEUS, Ana do Nascimento Biluca et al. A importância da contação de história como prática educativa na educação infantil. Pedagogia em ação, Campinas, p.54-69, v. 5, n. 1, 2013. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/8477/7227. Acesso em: 05 jul. 2023.

OLIVEIRA, Rosemary Lapa. A constituição do sujeito leitor através do enleituramento. Linha mestra, [S.l.], n.24, jan./jul., 2014.

OLIVEIRA, Rosemary Lapa; ARAPIRACA, Mary de Andrade. Contar histórias em espaços formais e informais de aprendizagens. Salvador: EDUFBA, 2019.

OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Guia de contação de histórias. [S.l.]: UNESCO, 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIDÁTICO).

SILVA, Maria Betty Coelho. Contar Histórias: uma arte sem idade. 10. ed. São Paulo: Ática, 1999.

SUNDERLAND. Margot. O Valor Terapêutico de Contar Histórias: para as crianças pelas crianças. Tradução: Carlos Augusto Leuba Salum e Ana Lucia da Rocha Franco. São Paulo: Cultrix, 2005.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1986. (Coleção temas básicos da pesquisa-ação).

TRIPP, David. Pesquisa-Ação: Uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

26.09.2024

Como Citar

Anunciação Santana, A. L., Catarino Conceição Ferreira, F., & Claudete Machado Borba, V. (2024). Conto, continho, contação: o caminho da oralidade e enleituramento através da contação de histórias. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 3(2), 82–95. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/21540