Conto, continho, contação
o caminho da oralidade e enleituramento através da contação de histórias
Palabras clave:
Contação de histórias, Oralidade, EnleituramentoResumen
Este artigo objetiva narrar uma experiência de contação de histórias no Ensino Fundamental com uma turma do 5º ano de uma Escola Municipal na cidade do Salvador, Bahia. Contar histórias favoreceu ao aprimoramento da práxis pedagógica dos educadores, considerando a importância da contação de histórias como instrumento de construção colaborativa do conhecimento, seguida pela possibilidade de identificação de mudanças com base na descrição dos processos de enleituramento dos discentes, bem como pelo envolvimento deles através da contação de história para outros alunos menores. Os resultados evidenciaram que os discentes desenvolveram outras habilidades previstas na Base Comum Curricular, além disso se tornam pequenos contadores de histórias. A conclusão revela que a contação de histórias pode ajudar os educadores na sala de aula, pois de maneira lúdica podem contribuir para que os seus alunos desenvolvam habilidades artísticas e literárias, bem como leitura autônoma de textos narrativos com a ajuda do professor e dos colegas, como também, o reconto de textos literários e histórias. A experiência da contação de história na sala de aula contribuiu para o desenvolvimento da oralidade e auxílio no processo de enleituramento dos educandos.
PALAVRAS-CHAVE: Contação de histórias. Oralidade. Enleituramento.
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