ROTEIROS DE SOBREVIVÊNCIA: VIDEOARTES CONTRA O CORONAVÍRUS
Resumen
O presente artigo investiga o processo de construção de um projeto extensionista voltado para informar à comunidade externa sobre os protocolos sanitários para proteção contra o novo coronavírus, bem como para refletir sobre as condições de sobrevivência de diversos grupamentos sociais diante das circunstâncias impostas pela pandemia. A investigação foi realizada a partir do processo de construção, via dez roteiros, dos dez vídeos editados para execução do projeto. O projeto, intitulado “Videoartes contra o coronavírus - intersecções entre artes, educação, saúde e tecnologias no combate ao covid-19”, valeu-se de conhecimentos artísticos, científicos e técnicos para entrecruzar as áreas da Arte e da Saúde. Auxiliaram nas formulações teóricas desse fazer artístico, científico e técnico os pensamentos de Georges Didi- Huberman, acerca do uso de imagens para resistir às mentiras do fascismo, Durval Muniz de Albuquerque Jr, sobre a identidade nordestina imaginada e Jean-Pierre Sarrazac, cuja reflexão sobre a dramaturgia rapsódica auxiliou no ato de coser e de descoser dos roteiros.