Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os trabalhos submetidos deverão estar dispostos nas normas descritas na seção “Submissões” da página da Revista Canudos no Portal de Periódicos da UNEB.
  • Admite-se coautoria de, no máximo, 03 autores em cada artigo.
  • Cada autor ou autora pode submeter apenas um texto.
  • Os textos devem ser submetidos em português.
  • O arquivo submetido deve estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx)
  • Os artigos científicos e ensaios devem ter, no mínimo, 20 mil caracteres com espaço e, no máximo, 50 mil caracteres com espaço.
  • As resenhas devem ter, no mínimo, 7 mil caracteres com espaço e, no máximo, 10 mil caracteres com espaço.
  • Os títulos em geral devem ter, no máximo, 120 caracteres com espaço.
  • A formatação da submissão, incluindo notas, citações e referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas da ABNT, como visto em https://blog.fastformat.co/como-fazer-artigo-cientifico-nas-normas-abnt/
  • Cada submissão deve conter um resumo e palavras-chave em português e um resumo e palavras-chave em inglês.
  • Cada versão do resumo deve conter no máximo 1000 caracteres, incluindo objetivos, métodos, resultados e conclusão.
  • Após cada versão do resumo devem ser incluídas, no mínimo três e no máximo cinco, palavras-chave nos seus respectivos idiomas.
  • As submissões devem atender o universo temático proposto na introdução do presente edital.
  • Apresentar clareza, objetividade e coerência com o tema proposto.
  • Todos os textos submetidos à Revista Canudos deve ser inédito, não ter sido publicado parcial ou integralmente em nenhum outro meio de divulgação científica.
  • Os autores ou as autoras que tiverem seus textos publicados na Revista Canudos deverão ficar ausentes de, pelo menos, um volume da publicação, antes de voltar a publicar na revista outra vez.
  • É de responsabilidade dos autores e autoras a submissão de trabalhos com revisão de língua portuguesa, conforme as normas técnicas adotadas pela revista.
  • As figuras gráficos, tabelas ou fotografias devem estar em alta resolução (300 dpi), já estarem inseridas no corpo do texto e serem necessariamente numeradas, tituladas e apresentar indicação das fontes.
  • As submissões que não estiverem de acordo com estas normas serão devolvidas aos autores ou autoras, antes mesmo de serem encaminhadas ao conselho editorial e/ou aos pareceristas Ad hoc.
  • As contribuições para a Revista Canudos devem ser enviadas em anexo para o e-mail: revistaceec@gmail.com constando como assunto: Chamada de (Artigo / Ensaio / Resenha) para a Revista Canudos.
  • No corpo do e-mail deve constar:
    -Título do Trabalho
    -Opção da seção temática
    -Nome do(s)/da(s) Autor(es)/Autora(s)
    -Titulação dos Autores(as)
    -Instituições dos Autores(as)

Diretrizes para Autores

PROCESSO DE SELEÇÃO

 As colaborações serão submetidas, sem identificação do autor, a, pelo menos, dois membros do Conselho Editorial da Revista Canudos ou pareceristas Ad hoc.

Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para a reformulação por parte dos autores. Nestes casos, o Conselho Editorial se reserva o direito de recusar o artigo, caso as alterações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas.

O autor deve ser comunicado do recebimento da sua colaboração no prazo de até dez dias.

Os critérios de avaliação são:

- Coerência com o tema proposto pelo corpo editorial da revista.

- Qualidade e originalidade do texto apresentado.

- Respeito às normas técnicas descritas no presente edital.

- Relevância da abordagem apresentada no texto para a atualidade das relações sociais do semiárido brasileiro.

Cabe ao conselho editorial da Revista Canudos, assim como aos seus pareceristas Ad hoc, decidir pela publicação ou não da submissão.

 

POLÍTICA ANTIPLÁGIO

Com o intuito de prevenir infração de direitos autorais, os artigos recebidos são analisados através da ferramenta CopySpider freeware.

Os manuscritos analisados que apresentarem altas taxas de similaridade na redação dos segmentos introdução, discussão e resultados com conteúdo previamente publicado em veículos de comunicação científica que possuam ISSN e ISBN, sem as devidas citações e referências bibliográficas, serão rejeitados.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores que publicam na Revista Canudos concordam com o seguinte termo de compromisso: “Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Revista Canudos o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação”.

O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo a autoralidade de todo o texto fornecido para avaliação dos pareceristas e do Conselho Editorial da Revista, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzidos em sua submissão.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.