ENSEJOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EaD PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.52302/ren9ve.2679-0479.2020.v1.n1.94Resumo
O presente artigo tem como tema de estudo: Ensejos da Educação a Distância para a formação continuada no estado do Piauí. O principal objetivo desta investigação; foi investigar o surgimento e desenvolvimento da Educação a Distância no Brasil e, sua verdadeira contribuição para a formação continuada de professores da educação básica do estado do Piauí. Haja vista, que a EaD, tem levado formação de qualidade aos diferentes espaços não contemplados por Instituições de Ensino Presencial. Para-se alcançar tudo isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica, como não poderia deixar de ser, e uma pesquisa de campo participante, pois somente depois da análise dos dados coletados é que se pôde sugerir novas estratégias pedagógicas e administrativas, para o campo da EaD. Portanto, é necessário novas pesquisas no campo da EaD e da formação continuada de professores, pois os trabalhos existentes ainda o são poucos e os que existem não apresentam as soluções exatas para os problemas pelos os quais passam a EaD e a formação continuada de professores em especial.Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>. Acesso em: 20 out. 2014.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção Educação Contemporânea).
BUTTIGNON, Karina; SILVA, Marcelo Heleodoro da; GARCIA, Rosilene Pereira César. Uma Reflexão Sobre o Ensino a Distância, via Internet, no Brasil. 2002. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Especialização em Informática Empresarial. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, São Paulo, 2002. Disponível em: < http://www.conhecer.org.br/download/cp/NOVAS%20TECNOLOGIAS/M3/leitura%20anexa%203.pdf >. Acesso em: 20 out. 2014.
FARIA, Adriano Antônio; LOPES, Luís Fernando. Práticas pedagógicas em EaD. 1ª. ed. Curitiba: Intersaberes, 2014. (Série Tecnologias Educacionais).
FARIA, Raquel Caixeta. EaD – Democratizando a Educação Através da Modalidade a Distância. 2011. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade de Brasília, DF, 2011. Disponível em: <http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/monografias-sobre-tics-na-educacao/ead-democratizando-a-educacao-atraves-da-modalidade-a-distancia>. Acesso em: 20 out. 2014.
LITTO, Michael Fredric; FORMIGA, Marcos. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. v. 2.
LOPES, Luís Fernando; FARIA, Adriano Antônio. O que e o quem da EaD: história e fundamentos. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2013. (Série Fundamentos da Educação).
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 8ª. reimpressão.
MORAES, Reginaldo C. Educação a distância e ensino superior: introdução didática a um tema polêmico. 1. ed. São Paulo: Senac, 2010. (1. Educação a Distância. 2. Ensino Superior. 3. Ensino Universitário).
ORTH, Miguel Alfredo et al. Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância. Conjectura, Caxias do Sul, v. 18, n. 1, p. 42-58, jan./abr. 2013. Disponível em: < http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/2037/1200 >. Acesso em: 04 jan. 2015.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2007. 4ª. reimpressão. (1. Professores – Formação. 2. Prática de Ensino).
SILVA, Ana Paula de Oliveira Souza e. Profissionais de Educação Como Alunos da Educação a Distância (EaD): dificuldades, resistências e avanços. Facinter, [Curitiba], p. 01-14, mai. 2011.
SOUZA, Anderson Gomes de (org.). O impacto da educação a distância no ensino superior: Uma análise na perspectiva dos alunos e docentes da Universidade Federal de Pernambuco. Revista Ibero-americana de Educação, Centro de Estudos em Hospitalidade. CHT/UFP, n. 58/1, p. 01-10, jan. 2012. Disponível em: < http://www.rieoei.org/deloslectores/4403Gomes.pdf>. Acesso em: 20 out. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).