HISTÓRIA DA METODOLOGIA STEAM
DOI:
https://doi.org/10.52302/renove.vol3.n4.a19937Resumo
Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura para analisar o impacto e as perspectivas da Metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na educação escolar. Foram revisados 25 artigos de 15 periódicos científicos, utilizando critérios de inclusão e exclusão específicos. A análise dos resultados revelou que a Metodologia STEAM promove o engajamento dos alunos, desenvolve habilidades essenciais como pensamento crítico e resolução de problemas, e prepara os estudantes para as demandas da sociedade contemporânea. A integração de tecnologias emergentes, como realidade virtual e inteligência artificial, bem como a ênfase na cultura maker e na sustentabilidade, foram identificadas como tendências promissoras. No entanto, desafios como a capacitação dos educadores e a disponibilidade de recursos continuam a ser obstáculos para uma implementação eficaz da Metodologia STEAM. Em conclusão, este estudo destaca a importância da Metodologia STEAM na promoção de uma educação mais relevante e preparatória para o futuro, e fornece insights valiosos para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).