HISTÓRIA DA METODOLOGIA STEAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52302/renove.vol3.n4.a19937

Resumo

Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura para analisar o impacto e as perspectivas da Metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na educação escolar. Foram revisados ​​25 artigos de 15 periódicos científicos, utilizando critérios de inclusão e exclusão específicos. A análise dos resultados revelou que a Metodologia STEAM promove o engajamento dos alunos, desenvolve habilidades essenciais como pensamento crítico e resolução de problemas, e prepara os estudantes para as demandas da sociedade contemporânea. A integração de tecnologias emergentes, como realidade virtual e inteligência artificial, bem como a ênfase na cultura maker e na sustentabilidade, foram identificadas como tendências promissoras. No entanto, desafios como a capacitação dos educadores e a disponibilidade de recursos continuam a ser obstáculos para uma implementação eficaz da Metodologia STEAM. Em conclusão, este estudo destaca a importância da Metodologia STEAM na promoção de uma educação mais relevante e preparatória para o futuro, e fornece insights valiosos para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodger Roberto Alves de Sousa, Florida Christian University

Doutorando em Educação pela Florida Christian University (2023-2025). Esta encerrando o curso de Licenciatura em Educação Física pela Unifaveni. Esta cursando Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Unifatecie e os cursos de especializações: Docência e Gestão na Educação Básica; Gestão Pública e Logística Empresarial; MBA em Educação Especial e MBA em Administração Pública pela FacuMinas. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfamérica (2016) e graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (2011). Possui especializações em Psicopedagogia Clínica e Empresarial e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Brasília. E Docência no Ensino Superior pela Faculdade Alfamérica (2016). Tenho diversos cursos de curta duração, sendo um deles: Analista Comportamental concluído em 2023. Possui curso Técnico em Segurança do Trabalho pela ETEBRAS (2016). É Fundador do Grupo Social de Empregos - GEBE Oportunidades, desde 2011. Fundador da VISTACIEN - Revista Ciência do Conhecimento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia; tutoria; avaliação de trabalhos científicos; tutoria ead.

Downloads

Publicado

2024-12-30