O LOCKDOWN DA COVID-19 E A BUSCA POR UMA VIDA ACADÊMICA NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM 2021

Resumo

O isolamento social imposto pelas autoridades governamentais em muitas regiões do planeta, mas especialmente, no estado da Bahia e no município de Camaçari, decorrente das estratégias de combate |à disseminação da Covid 19, doença provocada pelo corona vírus, determinou a suspensão de atividades presenciais e levou as universidades a buscarem alternativas para a manutenção do seu funcionamento, assim como aconteceu com diversos outros setores da vida em sociedade. No campus 19 da Universidade do Estado da Bahia, cujas aulas foram interrompidas no mês de março de 2020, um grupo de trabalho composto por representantes dos diversos segmentos da comunidade acadêmica, elaborou uma proposta de trabalho remoto, que se dividiu em etapas, iniciando com um seminário on-line e estendendo-se para a criação de comunidades virtuais de aprendizagem, com o objetivo de promover o uso intensivo de tecnologias digitais da informação e comunicação, mobilizando professores, estudantes e servidores técnico administrativos para reunirem esforços e realizarem conferencias, seminários, oficinas remotas, preparando  a todos para um novo momento que viria no futuro, com a confirmação de que o retorno às aulas presenciais continua incerto e imprevisível, vez que ainda não se sabe até quando a situação permanecerá ou mesmo se algum dia poderemos retomar as nossas atividades da forma como fazíamos antes.

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Biografia do Autor

Aliana Alves de Souza, UNEB

Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação

 Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

 

Marcia Margarida Nunes da Silva Martins, UNEB

Mestra em Mestra em Segurança Pública Justiça e Cidadania

 Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Leonardo Machado Nascimento, UNEB

Doutorando em Ciências Sociais

 Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Sônia Maria da Conceição Pinto, UNEB

Pós-doutora em Mídia e Conhecimento

 Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

 

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia - DCHT Campus XIX - Camacari
Desenvolvendo pesquisa de Pós-Doutorado na Open University - Reino Unido com apoio da CAPES (Processo 7537/2015-08). Doutor em Difusão do Conhecimento (Ufba/Uneb/Uefs/Lncc/Ifba/Senai/Ufabc), Mestre em Engenharia de Produção da linha de pesquisa Mídia e Conhecimento, com ênfase em Educação a Distância (UFSC, 2002). Graduado Pedagogia com Habilitações em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Católica Do Salvador (1983), Especializações Metodologia do Ensino Superior pela FEBA (1986) e Psicopedagogia pela UFRJ (2001). Técnico em Administração nivel médio. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia, atualmente em atividade no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XIX da UNEB de Camaçari. Experiência na área de Educação e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação e gestão educacional, co-aprendizagem e difusão do conhecimento, inclusão digital, recursos educacionais abertos e educação a distância.
Publicado
2020-12-31
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Seção
Relato de Experiência