Impactos dos Juros sobre Capital Próprio na tributação das empresas do segmento de energia do Polo Industrial de Camaçari

Autores

  • Gislene Carvalho Santana Universidade do Estado da Bahia
  • Sergio Henrique Conceição Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.52302/renove.vol2.n3.a10305

Resumo

O trabalho de natureza documental, descritiva e exploratória e abordagem qualitativa tem como objetivo evidenciar a economia tributária obtida pelas empresas do segmento de energia do Pólo Industrial de Camaçari a partir da utilização dos juros sobre capital próprio (JSCP). Os resultados obtidos evidenciaram que a remuneração aos acionistas por meio dos juros sobre capital próprio, resultou em uma economia tributária de aproximadamente R$ 32,2 milhões nas empresas analisadas para o período de 2013 a 2016. O estudo conclui que o benefício fiscal do JSCP foi um relevante instrumento utilizado pelas empresas da amostra na obtenção de economia tributária.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene Carvalho Santana, Universidade do Estado da Bahia

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia. MBA em Controladoria e Finanças na Universidade Estácio de Sá. Experiência de mais de dez anos na área administrativa com atuação nos departamentos financeiro, vendas, compras, recursos humanos e contabilidade. Realização de Estagio no setor Contábil da Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. - Desenbahia. Atualmente Profissional Contábil com foco em análise e fechamentos das demonstrações contábeis.

Sergio Henrique Conceição, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduado em Ciências Contábeis (1996), Especialista em Controladoria (2003), Mestre em Contabilidade (2006) pela Fundação Visconde de Cairu e Doutor em Educação e Contemporaneidade (2013) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do grupo de pesquisa Educação, Federalismo e Controle Social (GEFeCS) certificado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa / CNPQ. Professor Titular na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) no Campus XIX - Camaçari (Ba) e vinculado ao Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) e Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) no Departamento de Educação (DEDC) no campus I - Salvador (Ba).

Downloads

Publicado

2025-01-08

Edição

Seção

Artigos