O Gênero lírico nas aulas de língua inglesa e o incentivo à prática da escrita como um processo
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i2.9801Mots-clés :
Proposta pedagógica, Gênero lírico, Competência escritaRésumé
A literatura nas aulas de língua inglesa pode fornecer uma variedade de atividades e práticas de ensino da língua uma vez que as diferentes produções literárias existentes estão aptas para serem trabalhadas, discutidas e bem direcionadas, na intenção de atingirem um objetivo proposto para o ensino e a aprendizagem. Todavia, mesmo diante dos benefícios trazidos pela literatura para as aulas de língua inglesa, percebe-se que seu uso não é efetivo nas escolas do Brasil, principalmente nas instituições de rede pública de ensino. Na maioria das vezes, este fato se concretiza em face das poucas horas para trabalhar metodologias eficazes de ensino pelos professores (SCHMITZ, 2009), assim como, pela falta de qualificação e interesse dos próprios professores para usar a literatura. No que diz respeito aos poemas, representações do gênero lírico, nota-se uma maior falta de interesse de uso pelas escolas em face da dificuldade de interpretação que essas produções apresentam e também pela polidez e pelo cultismo normalmente encontrados nesses tipos de textos. (PILATI, 2017). Entretanto, se o professor dispor de interesse e iniciativa, os poemas podem se tornar valiosas ferramentas para a apropriação da língua-alvo. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o uso do gênero lírico nas aulas de inglês como língua estrangeira com o intuito de estimular a prática e o melhoramento da competência escrita dos alunos. Esta proposta pedagógica é formada por quatro aulas, nas quais, os alunos trabalharão com produções do gênero lírico e serão incentivados a escrever em língua inglesa. Esta proposta é baseada na concepção que a escrita é um processo.
Téléchargements
Références
AMORA, Antônio Soares. Introdução à teoria da literatura. 13º ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
ANTUNES, I. Lutar com palavras: Coerência e coesão. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.
BRUMFIT, C. J., & CARTER, R. A. Literature and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1987.
CANDIDO A. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades/Ouro sobre Azul; 2004. p. 169-91.
DIONÍSIO, Â. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
HARMER, J. The Practice of English Language Teaching. 4º ed. London: Longman, 2007.
HOLDEN, S. O ensino da língua inglesa nos dias atuais. São Paulo: Special Book Services Livraria, 2009.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: Estratégias de produção textual. 2º ed. 3º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.
LAZAR, G. (1990). Exploring Literary Texts with the Language Learner., 30s, 773-75.
LIMA JR., R. Ensino comunicativo da leitura e da escrita. In: CUNHA, A. G. da; MICCOLI, L. (org.). Faça a diferença: ensinar línguas estrangeiras na educação básica. São Paulo: Parábola, 2016.p.120-141.
MITTAL, R. Teaching English through poetry: a powerful medium for learning Second language. IOSR Journal of Humanities And Social Science, Volume 19, Issue 5, Ver. III (May. 2014), pp. 21-23. Disponível em: http://www.iosrjournals.org/iosr-jhss/papers/Vol19-issue5/Version-3/D019532123.pdf. Accesso em: 02 mai. 2020.
MOISÉS, M. A criação literária: poesia e prosa. Ed. ver. e atual. São Paulo: Cultrix, 2012.
OLIVEIRA, L. A. Aula de inglês: do planejamento à avaliação. São Paulo: Parábola editorial, 2015.
PILATI, A. Poesia na sala de aula: subsídios para pensar o lugar e a função da literatura em ambientes de ensino. São Paulo: Pontes editores, 2017.
ROBERTSON, K. Reading Poetry with English Language Learners. 2009. Disponível em: http://www.readingrockets.org/article/reading-poetry-english-language-learners. Accesso em: 02 mai. 2020.
SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: Literatura, gramática e produção de textos (manual do professor). São Paulo: Moderna, 2010.
SCHMITZ, J. R. Ensino/Aprendizagem das quatro habilidades linguísticas na escola pública: uma meta alcançável?. In: LIMA, Diógenes Cândido (org). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversa com especialistas. São Paulo: Parábola Editoria, 2009. p. 13-20.
WHITE, R.; VALERIE, A. Process writing. Essex: Addison Wesley Longman Ltd, 1991.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.