T. S. Eliot e Ferreira Gullar: a dialética da morte em The hollow men e Nova concepção de morte

Auteurs-es

  • Mateus da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.69969/revistababel.v2i2.963

Mots-clés :

Morte, Religião, Poesia

Résumé

Este artigo irá abordar como os poetas T.S Eliot e Ferreira Gullar, respectivamente inglês e brasileiro, tratam do tema morte em dois de seus poemas. Tendo em vista as premissas teóricas de Philippe Ariès, historiador francês, para o que se entende por morte no ocidente, o texto pretende observar como os poetas se diferenciam no tratamento do tema a partir de seus universos antagônicos resultando assim em duas produções que, ao mesmo tempo em que são distintas, estão, inevitavelmente, dependo uma da outra para que o significado do trabalho venha à tona.

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Biographie de l'auteur-e

Mateus da Silva Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Graduando do curso de Letras, Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, campus II.

Références

ARIÈS, Philippe. História da morte no ocidente. São Paulo, Nova Fronteira,1977.

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GULLAR, Ferreira. Poesia completa. São Paulo, Editora Nova Aguilar, 2008.

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KIERKEGAARD, Soren. O desespero humano. São Paulo, UNESP, 2010.

SARTRE, Jean Paul. O Ser e o Nada. São Paulo, Vozes, 2005.

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Publié-e

2012-12-31

Comment citer

PEREIRA, M. da S. T. S. Eliot e Ferreira Gullar: a dialética da morte em The hollow men e Nova concepção de morte. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 2, n. 2, p. 45–57, 2012. DOI: 10.69969/revistababel.v2i2.963. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/963. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

SEÇÃO LIVRE