Alice e o contemporâneo: questões utópicas em Alice no país das maravilhas e através do espelho e o que Alice encontrou por lá de Lewis Carroll

Auteurs-es

Mots-clés :

Utopia, Distopia, Contemporâneo, Alice, Lewis Carroll

Résumé

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise das obras Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá, ambas escritas por Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Dodgson,
especificamente a proposta analítica é concentrada na investigação da relação entre a utopia e distopia nas narrativas de Alice, busca-se compreender de um ponto de vista cultural e moderno como esses conceitos são abordados nas obras. Como a questão do pós-moderno e contemporâneo podem auxiliar na visão da utopia e distopia que permeiam o País das Maravilhas e o País dos Espelhos, sociedades regidas pelas figuras autoritárias da Rainha de Copas e da Rainha Vermelha, onde Alice entra como a personagem questionadora dos valores propagados por essa idealização, que acaba constituindo a opressão e submissão dos habitantes. É relevante também voltar o olhar para a questão cultural que, unida às convenções sociais, permeiam os ideais e comportamentos morais de uma sociedade. Assim, pode-se entender a relação entre as Rainhas e os demais personagens e, principalmente, Alice, que discorda do contexto. Para tanto, reflexões sobre o âmbito cultural e social serão tomados através de Llosa, Sant’Anna e Bauman; além de noções sobre utopia e distopia em Santee e Bloch.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Isabella Pereira Marucci, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Références

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Tradução Mauro Gama, Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1998.

BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Rio de Janeiro. Editora Contraponto, 2006.

CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho. Rio de Janeiro. Editora Zahar. 2013

LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Tradução Ivone Benedetti. - 1.ed. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Cultura Contemporânea: redefinindo centro e periferia. In: _________________. Redefinindo centro e periferia. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

SANTEE, Daniel Derrel. Modern Utopia: a reading of Brave New World, Nineteen Eighty-Four, and Woman on the Edge of Time in the light of More’s Utopia. Florianópolis, 1988. Dissertação (Mestrado em Letras), UFSC. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/75596/79334.pdf?sequence=1> Acesso em 12/10/2017.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-24

Comment citer

MARUCCI, I. P. Alice e o contemporâneo: questões utópicas em Alice no país das maravilhas e através do espelho e o que Alice encontrou por lá de Lewis Carroll. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 2, p. 01–19, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/9398. Acesso em: 2 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

SEÇÃO LIVRE