Estereótipos culturais na aprendizagem de línguas
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i2.9241Mots-clés :
Cultura, Estereótipos, Globalização, Identidade, Moderno, Pós-modernoRésumé
O objetivo principal desse artigo é abordar os estereótipos culturais na aprendizagem de línguas, tendo como foco a língua inglesa. Esta abordagem é apresentada através de uma visão moderna e pós-moderna da língua, sendo, portanto, discutidos os conceitos de globalização, globalização cultural, cultura e identidade para que possa fazer uma leitura de como os estereótipos culturais influenciam no aprendizado da língua inglesa, com ênfase do ensino no Brasil. São apresentados exemplos de como estes conceitos citados contribuem na criação de estereótipos, bem como, procedimentos para abordar os estereótipos no ensino do inglês sob uma perspectiva pós-moderna.
Téléchargements
Références
ADICHIE, C. The danger of a single story, 2009, Disponível em: <https://bit.ly/2U0ntF3>, Acesso em 20/01/2020
BORGHETTI, C. Unmasking stereotypes in Travel Guides: A Teaching Activity for Intercultural Foreign Language Education, In: HOUGHTON, S.A., FURUMURA, Y. LEBEDKO M., LI, S. (eds), Critical Cultural Awareness: Managing Stereotypes through Intercultural (Language) Education, Newcastle upon Tyne, UK, Cambridge Scholars Publishing, 2013, p. 119
CANAGARAJAH, S. Resisting linguistic imperialism in English teaching. Oxford: Oxford University Press, 1999
CZOPP, A. M.; KAY, A.C; CHERYAN, S. Positive Stereotypes Are Pervasive and Powerful, Perspectives on Psychological Science, Vol. 10(4), 2015, p. 451-463
FERNANDES, A. C., Teaching English to Undergraduate Students in a Brazilian University, GUILHERME, M. & SOUZA, L.M.T.M. (eds), Glocal Languages and Critical Intercultural Awareness, New York: Routledge, 2019, p. 207- 227
FIGUEIREDO, E. H. D. Globalization and the global spread of English: Concepts and Implications for teacher education, In: GIMENEZ, T., EL KADRI, M. S. and CALVO, L.C.S. (eds), English as Lingua Franca in Teacher Education, Berlin: De Gruyer Mouton, 2017
GIDDENS, A. The consequences of modernity. Stanford: Stanford University Press, 1990
KACHRU, B. B. (1992). Teaching World Englishes. In: B. B. Kachru (Ed.), The other tongue: English across cultures, Urbana, IL: University of Illinois Press, 1992, p. 355-365
KRAMSCH, C. Cultura no ensino de língua estrangeira, Bakhtiniana, 12(3), 2017, p. 134-152
KUMARAVADIVELU, B. Cultural Globalization and Language Education. New Haven, CT: Yale University Press, 2008
KUMARAVADIVELU, B. Language Teacher Education for a Global Society. New York, NY: Routledge, 2012
McFARLANE, D.A., A Positive Theory of Stereotyping and Stereotypes: Is Stereotyping Useful? Journal of Studies in Social Sciences, Vol. 8, Number 1, 2014, p. 140-163
OLIVEIRA, F.K.; BRISOLARA, V. Influências culturais e identitárias no ensino/aprendizagem de língua inglesa como uma língua adicional no Brasil, Nonada: Letras em Revista, Vol. 1, Num. 7, 2015, p. 111-121
PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: A critical introduction. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2001
PHILLIPSON, R. 1992. Linguistic imperialism. Oxford: Oxford University Press, 1992
ROBERTSON, R.; WHITE, K. E. What is Globalization. In: Ritzer, G. (ed), The Blackwell Companion to Globalization, Hobboken, NJ, Blackwell Publishing Ltd, 2007, p. 54-56
SANTOS, B. S., Towards a Multicultural Conception of Human Rights. In: Hernadez-Truyol, B. (ed.) Moral Imperialism: A Critical Anthology, New York: New York University Press, 2002, p. 39-60
SANTOS, I. G. Os estereótipos culturais no ensino do FLE: Teoria e Prática. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SILVA, H.S.; SIMÕES, J. S. O papel da cultura no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: dificuldades e estratégias, 2010, Disponível em: <https://bit.ly/36eu0hN>. Acesso em 13/01/2020
STEGER, M. B. Globalization: a very short introduction, Oxford: Oxford University Press, 2003, p.10
THOMPSON, W.E.; HICKEY, J.V. Society in Focus: Introduction to Sociology, Boston: Pearson, 2005, p.131-136
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.