Estereótipos culturais na aprendizagem de línguas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i2.9241

Mots-clés :

Cultura, Estereótipos, Globalização, Identidade, Moderno, Pós-moderno

Résumé

O objetivo principal desse artigo é abordar os estereótipos culturais na aprendizagem de línguas, tendo como foco a língua inglesa. Esta abordagem é apresentada através de uma visão moderna e pós-moderna da língua, sendo, portanto, discutidos os conceitos de globalização, globalização cultural, cultura e identidade para que possa fazer uma leitura de como os estereótipos culturais influenciam no aprendizado da língua inglesa, com ênfase do ensino no Brasil. São apresentados exemplos de como estes conceitos citados contribuem na criação de estereótipos, bem como, procedimentos para abordar os estereótipos no ensino do inglês sob uma perspectiva pós-moderna.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rory Silva, Universidade Federal do Paraná

Professor substituto de Letras e Inglês Instrumental na UFPR (DELEM) - (2003 - 2004). Especialização em Língua Inglesa, UTP (2002). Graduado em Letras - Inglês, UFPR (1997). Certificado de Proficiência Universidade de Cambridge - Inglaterra (2002).

Références

ADICHIE, C. The danger of a single story, 2009, Disponível em: <https://bit.ly/2U0ntF3>, Acesso em 20/01/2020

BORGHETTI, C. Unmasking stereotypes in Travel Guides: A Teaching Activity for Intercultural Foreign Language Education, In: HOUGHTON, S.A., FURUMURA, Y. LEBEDKO M., LI, S. (eds), Critical Cultural Awareness: Managing Stereotypes through Intercultural (Language) Education, Newcastle upon Tyne, UK, Cambridge Scholars Publishing, 2013, p. 119

CANAGARAJAH, S. Resisting linguistic imperialism in English teaching. Oxford: Oxford University Press, 1999

CZOPP, A. M.; KAY, A.C; CHERYAN, S. Positive Stereotypes Are Pervasive and Powerful, Perspectives on Psychological Science, Vol. 10(4), 2015, p. 451-463

FERNANDES, A. C., Teaching English to Undergraduate Students in a Brazilian University, GUILHERME, M. & SOUZA, L.M.T.M. (eds), Glocal Languages and Critical Intercultural Awareness, New York: Routledge, 2019, p. 207- 227

FIGUEIREDO, E. H. D. Globalization and the global spread of English: Concepts and Implications for teacher education, In: GIMENEZ, T., EL KADRI, M. S. and CALVO, L.C.S. (eds), English as Lingua Franca in Teacher Education, Berlin: De Gruyer Mouton, 2017

GIDDENS, A. The consequences of modernity. Stanford: Stanford University Press, 1990

KACHRU, B. B. (1992). Teaching World Englishes. In: B. B. Kachru (Ed.), The other tongue: English across cultures, Urbana, IL: University of Illinois Press, 1992, p. 355-365

KRAMSCH, C. Cultura no ensino de língua estrangeira, Bakhtiniana, 12(3), 2017, p. 134-152

KUMARAVADIVELU, B. Cultural Globalization and Language Education. New Haven, CT: Yale University Press, 2008

KUMARAVADIVELU, B. Language Teacher Education for a Global Society. New York, NY: Routledge, 2012

McFARLANE, D.A., A Positive Theory of Stereotyping and Stereotypes: Is Stereotyping Useful? Journal of Studies in Social Sciences, Vol. 8, Number 1, 2014, p. 140-163

OLIVEIRA, F.K.; BRISOLARA, V. Influências culturais e identitárias no ensino/aprendizagem de língua inglesa como uma língua adicional no Brasil, Nonada: Letras em Revista, Vol. 1, Num. 7, 2015, p. 111-121

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: A critical introduction. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2001

PHILLIPSON, R. 1992. Linguistic imperialism. Oxford: Oxford University Press, 1992

ROBERTSON, R.; WHITE, K. E. What is Globalization. In: Ritzer, G. (ed), The Blackwell Companion to Globalization, Hobboken, NJ, Blackwell Publishing Ltd, 2007, p. 54-56

SANTOS, B. S., Towards a Multicultural Conception of Human Rights. In: Hernadez-Truyol, B. (ed.) Moral Imperialism: A Critical Anthology, New York: New York University Press, 2002, p. 39-60

SANTOS, I. G. Os estereótipos culturais no ensino do FLE: Teoria e Prática. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SILVA, H.S.; SIMÕES, J. S. O papel da cultura no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: dificuldades e estratégias, 2010, Disponível em: <https://bit.ly/36eu0hN>. Acesso em 13/01/2020

STEGER, M. B. Globalization: a very short introduction, Oxford: Oxford University Press, 2003, p.10

THOMPSON, W.E.; HICKEY, J.V. Society in Focus: Introduction to Sociology, Boston: Pearson, 2005, p.131-136

Téléchargements

Publié-e

2020-11-05

Comment citer

SILVA, R. Estereótipos culturais na aprendizagem de línguas. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 2, p. 85–100, 2020. DOI: 10.69969/revistababel.v10i2.9241. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/9241. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

SEÇÃO LIVRE