Aulas de pronúncia de línguas estrangeiras em contexto intercultural: inteligibilidade, comunicabilidade e variação linguística
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v9i1.6007Mots-clés :
Pronúncia, Língua inglesa, Interculturalidade, Interfonologia, Variação linguísticaRésumé
Este trabalho é uma reflexão sobre as práticas de professores de Língua Inglesa, em contexto de Língua Internacional, e se fundamenta na forma de lidar com a compreensão oral. A partir da premissa do empoderamento da compreensão escrita e do desprestígio da fala em aulas de Inglês como língua estrangeira, o estudo faz referências a autores como Jenkins (2000) e Pagotto (2004), os quais problematizam a relação entre os diversos falares e a pronúncia como elemento identitário e em estreita menção de que os contextos de fala são importantes para entender as formas de oralidade em sala de aula de línguas estrangeiras. Consubstanciados nessa premissa, buscamos tratar o ensino de pronúncia e de compreensão oral segundo concepções de inteligibilidade e de comunicabilidade que prezam a função comunicativa da fala e a interação entre falantes objetivando mediar acordos e conflitos. Assim, o artigo problematiza questões sobre o ensino-aprendizagem da oralidade em língua inglesa, e define princípios que norteiam suas práticas em contextos interculturais. Além disso, temas fonéticos e fonológicos que podem ser considerados para estudos e pesquisas no campo da pronúncia foram propostos. Vale salientar que os princípios aqui desenvolvidos podem ser aplicados ao ensino-aprendizagem de qualquer língua estrangeira, muito embora aspectos da língua inglesa tenham sido priorizados.
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