The Chronicles of Narnia e a Bíblia – diálogos teopoéticos da literatura anglófona e hebraica
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v7i2.4059Mots-clés :
Estudos comparativos, Literatura anglófona, Literatura hebraica, Símbolos teopoéticos, Construção ontológica do ser humano em sociedadeRésumé
O presente artigo discute a respeito das representações de Deus criadas na Bíblia Sagrada e no livro The Chronicles of Narnia – The horse and his boy – de Clive Staples Lewis. À guisa de comparação, busca, a partir de uma análise hermenêutica das imagens poéticas, pontos de aproximação e distanciamento entre as obras. Com o mesmo propósito da gênese de sua disciplina norteadora (Literatura Comparada), de evitar o isolacionismo nacionalista, constrói diálogos entre literatura anglófona e hebraica. Desta sorte, este trabalho poderá vir a contribuir com os estudos comparativos. À luz dos pressupostos teóricos de Nitrini (1997), Antonio Candido (2006), Auerbach (1971), Borges (1999), Paul Valéry (apud NITRINI, 1997), significa-se os símbolos teopoéticos criados nas obras, bem como, a influência de tais imagens na construção ontológica do ser humano em sociedade, tendo em vista a função total, social e ideológica da literatura.
Téléchargements
Références
ALCARAZ, Rafael Camorlinga. O belo e o sacro na literatura. apud: MARIN, Jerri Roberto (Org.). Religiões, religiosidades e diferenças culturais. Campo Grande: Ed. da UCDB, 2005b. p. 187.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, Editora da Universidade de São Paulo, 1971 426p.
BÍBLIA, edição trilíngue: Español, English, Português. Nova versão Internacional. São Paulo: Geográfica, 2010.
Borges, Jorge Luís. Ficções, Obras Completas de Jorge Luis Borges, vol. 1. São Paulo: Globo, 1999. Disponível em: https://teoriadoespacourbano.files.wordpress.com/2013/02/borges-ficc3a7c3b5es.pdf acesso em 09/05/2017 às 15:18 horas.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CARVALHO, Vinícius Mariano de. Religião e literatura: algumas interrelações possíveis. Numem, Juiz de Fora, v. 41, n. 1, p. 35-59, 2001, p. p. 52-53.
CEIA, Carlos. E-Dicionário de Termos Literários. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/6772/arquetipo/. Acesso em 25/05/2017 às 21hrs e 40 min.
DIMAS, Samuel. A Presença Do Trágico Na Teodiceia De Leibniz: A Predestinação Da Salvação Eterna E A Destinação Da Condenação Eterna. Philosophica, 43, Lisboa, 2014, pp. 39-58.
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996, v. XXI, p.11-63.
HEIDEGGER, Martin. Poetry, Language, Thought. Nova York: Harper & Row, 1971.
JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
JUNG, C. G. Psicologia e Alquimia. Petrópolis: Vozes, 1991a.
KUSCHEL, Karl-Josef. Os escritores e as escrituras: retratos teológicos literários. São Paulo: Loyola, 1999.
LEWIS, C. S. The Chronicles of Narnia: The Horse and his Boy. Disponível em:https://docs.google.com/file/d/0B4Ostu1byL8tM2FlNzVlNTEtYmMyZS00MjRmLWFkMTUtOWQ5MjUyNGJiNTg0/view acesso em: 10/04/2017 às 22hrs e 15 min.
LEWIS, C. S. The Chronicles of Narnia: The lion, the witch and the wardrobe. London. UK: Geoffrey Bless, 1950.
MAGALHÃES, Antonio. A Bíblia como obra literária: hermenêutica literária dos textos bíblicos em diálogo com a teologia In FERRAZ, S. Deuses em poéticas: estudos de literatura e teologia [online]. Belém: UEPA; Campina Grande: EDUEPB, 2008. 364 p. Disponível em: http://www.academia.edu/5037849/A_Bíblia_como_obra_literária_hermenêutica_literária_dos_textos_bíblicos_em_diálogo_com_a_teologia. Acesso em 24/04/2017 às 23hrs e 30 min.
NITRINI, Sandra. Literatura Comparada: história, teoria e crítica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
Valéry, Paul. Tel Quel, 1960, vol. 2, p. 478 apud NITRINI, Sandra. Literatura Comparada: história, teoria e crítica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.