T. S. Eliot e Ferreira Gullar: a dialética da morte em The hollow men e Nova concepção de morte

Autores

  • Mateus da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Morte, Religião, Poesia

Resumo

Este artigo irá abordar como os poetas T.S Eliot e Ferreira Gullar, respectivamente inglês e brasileiro, tratam do tema morte em dois de seus poemas. Tendo em vista as premissas teóricas de Philippe Ariès, historiador francês, para o que se entende por morte no ocidente, o texto pretende observar como os poetas se diferenciam no tratamento do tema a partir de seus universos antagônicos resultando assim em duas produções que, ao mesmo tempo em que são distintas, estão, inevitavelmente, dependo uma da outra para que o significado do trabalho venha à tona.

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Biografia do Autor

Mateus da Silva Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Graduando do curso de Letras, Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, campus II.

Referências

ARIÈS, Philippe. História da morte no ocidente. São Paulo, Nova Fronteira,1977.

ELIOT, Thomas Stearns. Collected Poems, 1909-1962 (The Centenary Edition). Harcourt Brace Jovanovich; 1st edition, 1991.

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SARTRE, Jean Paul. O Ser e o Nada. São Paulo, Vozes, 2005.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

PEREIRA, M. da S. T. S. Eliot e Ferreira Gullar: a dialética da morte em The hollow men e Nova concepção de morte. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 2, n. 2, p. 45–57, 2012. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/963. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE