“If that would remove the pitiless look from his eyes”: vetores afetivos no conto “My Son the Fanatic”
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v9i1.6391Palavras-chave:
Hanif Kureishi, Love in a Blue Time, My Son the Fanatic, Vetores afetivos, Identidade, PertencimentoResumo
O conto “My Son the Fanatic” faz parte da coletânea Love in a Blue Time, publicada em 1997 por Hanif Kureishi. O escritor nasceu em 1957 em Londres e vem publicando romances, peças teatrais, roteiros e contos desde 1980. Com uma história de imigração na própria família, o tema dos fluxos migratórios e seu impacto para a construção de identidade tem um papel importante na obra do autor britânico, especialmente em seus dois primeiros romances: The Buddha of Suburbia (1990) e The Black Album (1995), nos quais os protagonistas constroem suas identidades a partir de um entre-lugar de culturas. No conto a ser discutido neste artigo, esse tema volta a ser abordado, aqui com outro foco, a saber, o envolvimento desses atores, sociais divididos entres as culturas, com o fundamentalismo. Nesse sentido, este artigo pretende discutir o modo como esse pensamento radical se estabelece, seguido de uma alteração na administração afetiva. Assim, esta discussão aborda primeiramente como esse deslocamento do investimento afetivo se dá no contexto familiar e passa, num segundo passo, a refletir sobre seu papel na infiltração de pensamentos radicais na concepção de identidade do protagonista. O conto não oferece respostas, ele, contudo, mostra o papel central nos afetos nessa configuração.
Downloads
Referências
BARBALET, J. M. Emotion, Social Theory, and Social Structure. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
FLAM, Helena. Soziologie der Emotionen. Konstanz: UVK Verlagsgesellschaft; 2002.
HÜLSHOFF, Thomas. Emotionen. München/Basel: Ernst Reinhardt Verlag, 2006.
MATHIAS, DIONEI. Neue alte Welt und altes neues Ich. Diffusion migrationsbedingter Identitätsentwürfe in veränderten kulturgeografischen Zusammenhängen. Trier: Wissenschaftlicher Verlag Trier, 2011.
VOSS, Christiane. Narrative Emotionen: eine Untersuchung über Möglichkeiten und Grenzen philosophischer Emotionstheorien. Berlin: de Gruyter, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.