The Chronicles of Narnia e a Bíblia – diálogos teopoéticos da literatura anglófona e hebraica

Autores

  • Ana Carla de Almeida Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v7i2.4059

Palavras-chave:

Estudos comparativos, Literatura anglófona, Literatura hebraica, Símbolos teopoéticos, Construção ontológica do ser humano em sociedade

Resumo

O presente artigo discute a respeito das representações de Deus criadas na Bíblia Sagrada e no livro The Chronicles of Narnia – The horse and his boy – de Clive Staples Lewis. À guisa de comparação, busca, a partir de uma análise hermenêutica das imagens poéticas, pontos de aproximação e distanciamento entre as obras. Com o mesmo propósito da gênese de sua disciplina norteadora (Literatura Comparada), de evitar o isolacionismo nacionalista, constrói diálogos entre literatura anglófona e hebraica. Desta sorte, este trabalho poderá vir a contribuir com os estudos comparativos. À luz dos pressupostos teóricos de Nitrini (1997), Antonio Candido (2006), Auerbach (1971), Borges (1999), Paul Valéry (apud NITRINI, 1997), significa-se os símbolos teopoéticos criados nas obras, bem como, a influência de tais imagens na construção ontológica do ser humano em sociedade, tendo em vista a função total, social e ideológica da literatura.

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Biografia do Autor

Ana Carla de Almeida Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, DEDC II, sob a orientação do Professor Dr. Manoel Barreto Jr.

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Publicado

31.01.2018

Como Citar

SANTOS, A. C. de A. The Chronicles of Narnia e a Bíblia – diálogos teopoéticos da literatura anglófona e hebraica . Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 7, n. 2, p. 84–97, 2018. DOI: 10.69969/revistababel.v7i2.4059. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4059. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE