Aya de Yopugon versus O cortiço: a liberdade das personagens Aya e Pombinha
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v6i2.3044Palavras-chave:
Literatura comparada, História em quadrinho, Identidade feminina, LiberdadeResumo
Propõe-se através desse trabalho acadêmico, promover uma reflexão sobre o conceito de liberdade nas adaptações para quadrinhos Aya de Yopougon, escrita por Marguerite Abouet, a qual é uma escritora africana, e O Cortiço do autor brasileiro Aluísio de Azevedo. Nesse sentido, a primeira obra gira em torno do cotidiano de três amigas, residentes na Costa do Marfim. E apresenta o enredo descrito na perspectiva de umas dessas adolescentes, chamada Aya. Em relação à segunda obra, destaca-se que a mesma representa o dia-a-dia de pessoas humildes que habitam um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX. No decorrer dessa comparação, será analisado o perfil das personagens Aya e Pombinha, que fazem parte respectivamente da obra Aya de Yopougon e de O cortiço. Porém, será fundamentado em algumas semelhanças e divergências entre elas, com enfoque no conceito de liberdade que ambas resguardam. Ressalta-se, que a relevância desse trabalho se configura na tentativa de discutir sobre o direito das mulheres decidirem o seu próprio futuro.
Downloads
Referências
ABOUET, Marguerite et all. Aya de Yopougon 1. Espagne: Gallimard, 2005.
AUERBACH, Erich. Mímesis: la representation de la réalité dans la littérature occidentale. France: Gallimard, 1946.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Curitiba: HD livros, 2000.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Org. Ivan Jaf et all. Ática, 2011.
BENTO, Luiz Carlos. Breves considerações sobre o conceito de liberdade na Filosofia e sua possível efetivação na práxis social da vida humana. Revista saber eletrônico: Ano 1 Vol.1 Nov/ Jun 2010.
BOURDIEU, Pierre. Post-scriptum sobre a dominação do amor. In: BOUDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil 2003.
CAIXETA, Juliana Eugênia. Identidade feminina: um conceito complexo. Paidéia, 2004.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia de bolso, 2005.
RAMA, Ângela et all. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.