Leitura e compreensão do gênero textual canção: a interculturalidade cantada no ensino-aprendizagem de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v5i2.2549Palavras-chave:
Gênero textual canção, Ensino de língua inglesa, InterculturalidadeResumo
Este artigo traz as discussões dos resultados da pesquisa de campo que ressalta a importância de compreensões sobre aspectos interculturais no ensino de Língua Inglesa a partir do gênero textual canção. O estudo desenvolvido mostra como este gênero textual incita reflexões nos educandos quando estes se envolvem em questões ideológicas, culturais e sociais, além de sua relevância para formação de sujeitos com uma competência comunicativa cada vez maior. O estudo se desenvolveu a partir do gênero textual canção em busca de respostas para saber como a leitura e a compreensão deste gênero podem revelar os sentidos da linguagem intercultural. Para desenvolver a pesquisa, foi utilizada a metodologia de observação participante com professores em formação, na perspectiva de Thiollent (2009), desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia Campus II na cidade de Alagoinhas. Esta pesquisa se apoiou na ideia de desenvolvimento da competência comunicativa, a partir da qual a aprendizagem é centrada no aluno (LEFFA, 1988); na produção de sequências didáticas com base em gêneros textuais que levam os aprendizes ao enriquecimento social e cultural por meio da interação constante (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004); nos aspectos socioculturais da língua que estão atrelados ao seu uso (MENDES, 2008); nas questões interculturais fundamentais para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira (SIQUEIRA, 2008). Com esses fundamentos teórico-práticos, o trabalho com gênero canção pretendeu contribuir para a mudança de perspectivas para além do aprendizado de formas linguísticas, com foco para a inserção em aspectos da cultura, valores, e discursos que circulam mediados pela língua, possibilitando um processo de ensino-aprendizagem com abrangência discursiva intercultural.
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