Leitura e compreensão do gênero textual canção: a interculturalidade cantada no ensino-aprendizagem de língua inglesa

Autores

  • Fransigelma Lobo da Silva Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Gênero textual canção, Ensino de língua inglesa, Interculturalidade

Resumo

Este artigo traz as discussões dos resultados da pesquisa de campo que ressalta a importância de compreensões sobre aspectos interculturais no ensino de Língua Inglesa a partir do gênero textual canção. O estudo desenvolvido mostra como este gênero textual incita reflexões nos educandos quando estes se envolvem em questões ideológicas, culturais e sociais, além de sua relevância para formação de sujeitos com uma competência comunicativa cada vez maior. O estudo se desenvolveu a partir do gênero textual canção em busca de respostas para saber como a leitura e a compreensão deste gênero podem revelar os sentidos da linguagem intercultural. Para desenvolver a pesquisa, foi utilizada a metodologia de observação participante com professores em formação, na perspectiva de Thiollent (2009), desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia Campus II na cidade de Alagoinhas. Esta pesquisa se apoiou na ideia de desenvolvimento da competência comunicativa, a partir da qual a aprendizagem é centrada no aluno (LEFFA, 1988); na produção de sequências didáticas com base em gêneros textuais que levam os aprendizes ao enriquecimento social e cultural por meio da interação constante (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004); nos aspectos socioculturais da língua que estão atrelados ao seu uso (MENDES, 2008); nas questões interculturais fundamentais para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira (SIQUEIRA, 2008). Com esses fundamentos teórico-práticos, o trabalho com gênero canção pretendeu contribuir para a mudança de perspectivas para além do aprendizado de formas linguísticas, com foco para a inserção em aspectos da cultura, valores, e discursos que circulam mediados pela língua, possibilitando um processo de ensino-aprendizagem com abrangência discursiva intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fransigelma Lobo da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduada do Curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II. Orientadora: Profa. Dra. Risonete Lima de Almeida.

Referências

COSTA, N. B. da. As letras e a letra: o gênero canção na mídia literária. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p.107- 121.

KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

KRAMSCH, C. Language and culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.

LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H I.; VANDERSEN, P. Tópicos em linguística aplicada: o ensino de línguas estrangeira. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-23.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2005.

MACEDO, R. S Etnopesquisa crítica / etnopesquisa‐formação. Brasília: Liber Livro, 2007.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002,

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENDES, E S. A perspectiva intercultural no ensino de línguas: uma relação “entreculturas”. In: ALVAREZ, M.L.O.; SILVA, K.A. (Org.) Línguística Aplicada: múltiplos olhares.Campinas: Pontes Editores, 2008.

MENDES, E. Língua, cultura e formação de professores: por uma abordagem de ensino intercultural. In: MENDES, E.; CASTRO, M. L. S. (orgs) Saberes em Português: ensino e formação docente. Campinas/SP: Pontes, 2008.

SCHNEUWLY, B.; Dolz, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SIQUEIRA, D. S. O desenvolvimento da consciência cultural crítica como forma de combate à suposta alienação do professor brasileiro de inglês. Inventário, Salvador, n. 4, jul. 2008. Disponível em:<http://www.inventario.ufba.br/04/04ssiqueira.htm>. Acesso em: 01. Maio. 2015.

SIQUEIRA, D. S. Inglês como Língua Internacional: por uma pedagogia Intercultural Crítica. Salvador. 2008. Disponível em https://repositorio.ufba.br/TeseDomingosSiqueira3.pdf. Acesso em 10 de Junho. 2015.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas,2009.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

LOBO DA SILVA, F. Leitura e compreensão do gênero textual canção: a interculturalidade cantada no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 5, n. 2, p. 58–72, 2015. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2549. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE