Uma Reflexão sobre a prática educativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino do estado da Bahia

Autores

  • Flávia de Brito Correia Universidade do Estado da Bahia
  • Sirlene Nascimento Pereira Universidade do Estado da Bahia
  • Romar Souza Dias Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v4i2.1405

Palavras-chave:

Abordagem, Método, Metodologia, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Pretendemos neste artigo refletir sobre a prática educativa de uma professora de inglês. Para tanto seguiremos conceitos sobre abordagem, método e metodologia de acordo com a visão de Almeida Filho (1997; 2007; 2011). Os dados analisados, questionários onde professores de inglês relatam suas visões e experiências relacionadas a suas práticas de ensino e aprendizagem, nos fazem inferir que quando o professor compreende linguagem como prática social, suas aulas se tornam mais dinâmicas e mais próximas da realidade de seus alunos. A análise convida também a repensarmos reflexivamente práticas tradicionais de ensino que têm levado, de certa forma, à derrocada do ensino de línguas estrangeiras na educação pública brasileira.

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Biografia do Autor

Flávia de Brito Correia, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras Inglês e Literaturas - Universidade do Estado da Bahia.

Sirlene Nascimento Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras Inglês e Literaturas - Universidade do Estado da Bahia.

Romar Souza Dias, Universidade de Brasília

Mestre em Linguística Aplicada - Universidade de Brasília.

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Publicado

30.12.2014

Como Citar

CORREIA, F. de B.; PEREIRA, S. N.; DIAS, R. S. Uma Reflexão sobre a prática educativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino do estado da Bahia. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 4, n. 2, p. 51–68, 2014. DOI: 10.69969/revistababel.v4i2.1405. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/1405. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE