INCLUSÃO ESCOLAR, DIFICULDADES E CONQUISTAS

  • Valdenice de Jesus Melo

Resumo

Um dos grandes causadores da desvalorização da inclusão é o preconceito que é algo que existe desde a antiguidade. A inclusão ajuda à todos que sofrem deste problema a terem um espaço na sociedade. Portanto é bastante necessário tentar reduzir este problema para que pessoas com deficiências, cor de pele diferente e de baixa classe social consigam encontrar seu espaço no meio escolar e no mundo.
O projeto da PNE (Plano Nacional de Educação) traz um rumo a ser seguido com objetivos e metas para os próximos 10 anos. Segundo o PNE, a oferta de educação especial poderá ser realizada de três formas, sendo elas a participação nas classes comuns, sala especial e escola especial. Onde as salas e escolas especiais devem ser apenas para aqueles que realmente não puderem ser atendidas nas salas convencionais. Dessa forma a matrícula destes alunos vem crescendo a de acordo com dados vistos entre 1998 e 2003.

O papel do professor na educação inclusiva é imprescindível para os alunos com necessidades educacionais na rede de ensino e para garantir os direitos de tais estudantes iremos ressaltar algumas leis que contribuem para que haja uma educação de sucesso, não só para um público, mas para todos. Depende também do professor, a capacitação continuada dele ao longo da carreira é de alto valor para que sua metodologia seja mais bem fundamentada e entendida por maiores públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 8
  • PDF downloads: 13