Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Internacional Análise Cognitiva - RIANCO é um periódico anual, temático, destina-se a divulgar a produção científica dos docentes, pesquisadores e estudantes das instituições envolvidas e das parcerias instituídas nas áreas que integram o DMMDC - Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento ( UNEB, LNCC, UEFS, IFBA, UFBA, SENAI/CIMATEC).  A RIAnCo tem sua origem no componente de Análise Cognitva do Doutorado Multidisciplinar e Multiistitucional em Difusão do Conhecimento(DMMDC) e é criada na base institucional da Universidade do Estado da Bahia através do Centro de Pesquisa Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR).

Pretende abranger as produções tanto nacionais, regionais como internacionais no campo da Análise Cognitiva e Difusão do Conhecimento; envolvendo a Multirreferencialidade, Complexidade destacando temáticas culturais, artísticas, tecnológicas, etnico raciais,  em nível de mestrado (acadêmico ou profissional), em nível de doutorado, pós-doutorado, como também o que é produzido na graduação e por professores, estudantes, técnicos e profissionais da educação e das diversas áreas científicas.

 O objetivo da revista é ser um veículo de divulgação de pesquisas inéditas relacionadas ao campo interdisciplinar de Análise Cognitiva e Difusão do Conhecimento.

A RIAnCo é destinada ao público ampliado dos diferentes espaços multereferenciais de aprendizagem (EMA), que atuam nas áreas de Análise Cognitiva, Gestão e Difusão do Conhecimento; Cultura e Conhecimento;  Tecnologias e Áreas afins. A Revista tem como politica de publicação a gratuidade na submissão  e publicação dos manuscritos.

A linha editorial da revista prioriza a discussão interdisciplinar das diversas formas de relação e interação das produções inéditas nas temáticas com foco multidisciplinar, polilógico e multireferencial, salientando "A importância da participação de diferentes segmentos da sociedade nos processos de transformação científica e tecnológica" dentre os quais se destacam:

1. a escassez de atividade científica relacionada com a busca de compreensão da complexidade dos processos de geração do conhecimento em comunidades específicas – científicas, tecnológicas, “de prática” (LAVE, 1996) – e de difusão desse conhecimento para a comunidade ampliada (FRÓES BURNHAM, 2002);
2. a insuficiente publicização do conhecimento e, portanto, a insuficiente socialização do que é produzido naquelas comunidades específicas, publicização esta que tem como objetivo informar a comunidade ampliada, inclusive as próprias comunidades específicas diversas daquelas que produzem esse conhecimento (ZIMAN 1968);
3. a carência de lócus sociais de compartilhamento do conhecimento, que poderá ser transformado em conhecimento coletivo, através de processos de colaborativos ou cooperativos, nesses espaços multirreferenciais de aprendizagem (FRÓES BURNHAM, 2000).

Processo de Avaliação pelos Pares

1. Avaliação por pares
A análise e a aprovação das contribuições à RIANCO são realizadas por pares.

2. Avaliação anônima
Adota-se o sistema de avaliação anônima (blind review) para análise das contribuições, com pelo menos dois avaliadores, com a participação externa (a instituição editora ou ao país), de acordo com a política editorial e critérios de avaliação da RIANCO. Textos que não estejam de acordo com os critérios e requisitos exigidos pela Revista Tecnologia e Sociedade não terão sua submissão aceita para publicação.

3. Prazo para avaliação
O prazo para resposta ao primeiro ou único autor do trabalho (artigo) submetido é de até 120 dias contados da data de seu recebimento.

4. Responsabilidade dos autores
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) / da(s) autor(as). Os direitos, inclusive de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigo ou documento sem autorização, desde que identificada sua fonte.

Periodicidade

Periodicidade Anual e Edições Especiais.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todo o conteúdo está licenciado via CC Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)

 

Comitê Editorial

Profa. Dra. Leliana Santos de Sousa (UNEB)

Profa. Dra. Teresinha Fróes Burham (UFBA)

Profa. Dra. Rosângela Aráujo (UFBA)

Prof. Dr. Dante Augusto Galeffi (UFBA)

Prof. Dr. Luis Carlos Vieira Tavares (IFS)

Prof. Dr. Dimas Hernandez Gutierrez (LA HABANA)

Prof. Dr. Luis Carlos Santos (UNEB)

Prof. Dr. Ridah Ennafaa (PARIS VIII)

Profa. Dra. Carla Liane Nascimento Santos

Profa. Dra. Bárbara Maria Dultra
 
Prof. Dr .Felipe Rodrigues Bomfim