ANÁLISE COGNITIVA POLILÓGICA: NARRATIVAS DA TRAJETÓRIA EM ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Um estudo explicativo, de método misto, examinou o impacto dos espaços de aprendizagem na pedagogia dos professores, no envolvimento dos alunos e nos resultados de aprendizagem dos alunos num ambiente escolar rico em tecnologia. O seu desenho quase experimental a partir das análises dos autores referenciados permitiu examinar as diferenças nestas variáveis entre dois ambientes – salas de aula “tradicionais” e espaços multirreferenciais de aprendizagem. Os resultados das análises indicaram que configurações específicas dos espaços de aprendizagem tiveram um efeito mensurável na forma como os alunos percebiam as suas experiências de aprendizagem e os seus níveis de envolvimento, com melhorias frequentemente associadas às análises cognitiva e polilógica em relação às narrativas da trajetória em espaços multirreferenciais de aprendizagem.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALVES, N.; PASSOS, M.; SGARBI, P. Muros e redes conversando sobre escola e cultura. Porto: Profeições, 2006. ALVES, N. Tecer conhecimento em rede. In. ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Org.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP & A, 2007.
ALVES, N.; PASSOS, M.; SGARBI, P. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. 3. ed. Petrópolis: DP & A, 2008.
ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, J. G. (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998.