ANÁLISE COGNITIVA POLILÓGICA: NARRATIVAS DA TRAJETÓRIA EM ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM

Conteúdo do artigo principal

Resumo

Um estudo explicativo, de método misto, examinou o impacto dos espaços de aprendizagem na pedagogia dos professores, no envolvimento dos alunos e nos resultados de aprendizagem dos alunos num ambiente escolar rico em tecnologia. O seu desenho quase experimental a partir das análises dos autores referenciados permitiu examinar as diferenças nestas variáveis entre dois ambientes – salas de aula “tradicionais” e espaços multirreferenciais de aprendizagem. Os resultados das análises indicaram que configurações específicas dos espaços de aprendizagem tiveram um efeito mensurável na forma como os alunos percebiam as suas experiências de aprendizagem e os seus níveis de envolvimento, com melhorias frequentemente associadas às análises cognitiva e polilógica em relação às narrativas da trajetória em espaços multirreferenciais de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, J. C. (2024). ANÁLISE COGNITIVA POLILÓGICA: NARRATIVAS DA TRAJETÓRIA EM ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM. RIANCO, 2(1). Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/anco/article/view/20808
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Carlos Lima, UFBA

Licenciado em Matemática –UFSC e Pedagogia-UFBA. Bacharel em Direito –FTC. Mestre Planejamento Ambiental – UCSAL. Mestre em Educação de Jovens e Adultos – UNEB. Doutor em Políticas Sociais e Cidadania – UCSAL. Atualmente é professor da Educação em Prisões SEC-Ba.

Referências

ALVES, N.; PASSOS, M.; SGARBI, P. Muros e redes conversando sobre escola e cultura. Porto: Profeições, 2006. ALVES, N. Tecer conhecimento em rede. In. ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Org.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP & A, 2007.

ALVES, N.; PASSOS, M.; SGARBI, P. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. 3. ed. Petrópolis: DP & A, 2008.

ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, J. G. (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998.