Para uma Filosofia Jurídica da Libertação: breves notas de uma crítica à juricidade moderna a partir da transmodernidade dusseliana.

Autores

  • Diego Miranda Aragão Universidade Estadual Vale do Acaraú

Resumo

O presente artigo originou-se da percepção do diálogo existente entre as ideias do filósofo argentino Enrique Dussel e uma possível crítica às bases epistemológicas do Direito Moderno. Com tal aproximação, objetiva-se lançar algumas reflexões acerca da possibilidade de uma Filosofia Jurídica da Libertação contraposta aos pilares liberal-positivistas tradicionais do Direito. A metodologia é teórico-bibliográfica, assentada em algumas obras de Dussel (1986, 1995, 2005) em interlocução com os sociólogos Quijano (2005) e Santos (2009, 2019). Pelas problematizações realizadas, vislumbramos a necessidade de uma leitura não eurocêntrica da juridicidade. Afinal algumas insuficiências e problemas (universalismo abstrato, ensino jurídico antidialógico, práticas hierarquizantes e silenciadoras) são notadas nessa juridicidade. O uso do conceito dusseliano da transmodernidade, por sua vez, mostra-se como subsídio importante para uma crítica descentrada da Modernidade Europeia. Como resultados da investigação, notou-se a necessidade da construção de novas bases epistemológicas para a ciência jurídica na contemporaneidade. As ideias dusselianas mostram-se como respostas filosóficas consentâneas a um contexto histórico forjado na subalternidade e na colonialidade e como contraposições à transposição epistêmica europeia, incapaz de resolver problemas sociais seculares de nossa geopolítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Miranda Aragão, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2020); Especialista em gestão educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2018); Graduado em Direito pela UVA (2016) e graduando pela mesma instituição. Dedicado atualmente aos estudos descoloniais e as interlocuções deles com as áreas da Filosofia e do Direito principalmente.   

Referências

ARAGÃO, Diego Miranda. ASSESSORIAS JURÍDICAS UNIVERSITÁRIAS POPULARES (AJUPs): do protagonismo estudantil à emancipação de sujeitos, um estudo sobre o CAJUP (Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular) SITIÁ. 2016. UVA.

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Abril, 2010.

CHAGAS, Juary. Sociedade de classe, direito de classe - uma perspectiva marxista e atual. São Paulo: Instituto Jose Luis e Rosa Sundermann, 2011.

DUSSEL, Enrique Domingos. Filosofia da Libertação – crítica à ideologia da exclusão. São Paulo: Paulus, 1995.

_______________________. Método para uma filosofia da libertação. São Paulo: Loyola, 1986.

_______________________. Transmodernidad y Interculturalidad (Interpretación desde la Filosofía de la Liberación). 2005.

FARIA, José Eduardo. Justiça e Conflito - os juízes em face dos novos movimentos sociais. São Paulo: Revista dos Tribuinais, 1991.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil – ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Globo, 2006.

FEYERABEND, Paul. Adeus à razão. Lisboa: Edições 70, 1991.

GOMES, Roberto. Crítica à razão tupiniquim. São Paulo: FTD, 1994.

IVONE, F.M. Lixa/FAGUNDES, Lucas Machado. Cultura jurídica latino-americana – entre o pluralismo e o monismo na condição da colonialidade. Curitiba: Multideia, 2018.

MACHADO, Antônio Alberto. Ensino jurídico e mudança social. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad/racionalidad. Rev. Peru Indígena, v. 13, n. 29. 2005. pp. 11-20.

LÖWY, Michael. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez, 1998.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A filosofia na crise da modernidade. São Paulo: Loyola, 1990.

PACHUKANIS, Eugene B. Teoria geral do direito e do marxismo. São Paulo, Boitempo, 2017.

MENESES, Maria Paula/SANTOS, Boaventura de Sousa – org. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

SEGALÉS, Juan J. Bautista. ¿Qué significa pensar desde América Latina? Hacia uma racionalidad transmoderna e postoccidental. Madrid: Ediciones Akal, 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

STUTCHKA, Piotr. Direito de classe e revolução socialista. São Paulo: Instituto José Luís e Rosa Sunderman, 2001.

VAIDERGORN, José. O direito a ter direitos. São Paulo: Autores associados, 2000.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. Rev. O que nos faz pensar. n.18, Set/2004, p. 225- 254.

VOLKMER, Antônio Carlos. Pluralismo Jurídico – Fundamentos de uma nova cultura no Direito. São Paulo: Editora Alfa Omega, 2001.

Downloads

Publicado

2020-09-13

Como Citar

ARAGÃO, D. M. Para uma Filosofia Jurídica da Libertação: breves notas de uma crítica à juricidade moderna a partir da transmodernidade dusseliana. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 63–82, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/9033. Acesso em: 26 abr. 2024.