Cultura, Religião e Economia em “5 FITAS”, de Heraldo de Deus e Vilma Martins

Autores

  • Thays da Cruz Silva Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Mostra Cine Decolonial Baiano, 5 Fitas, Heraldo de Deus, Vilma Martins, Economia, Religião

Resumo

Neste texto tomamos como ponto de partida algumas cenas do curta-metragem 5 fitas, de Heraldo de Deus e Vilma Martins, para discutir sobre cultura, religiosidade e economia. Na primeira parte, composta pelo primeiro tópico foi realizada uma descrição dos principais pontos do filme e alguns comentários. Na segunda parte composta pelo segundo e terceiro tópicos, as cenas descritas foram usadas para discutir e apresentar concepções sobre comportamento religioso e agências controladoras religiosa e econômica em uma perspectiva do Comportamentalismo Radical, pensando também a dimensão mercadológica das práticas religiosas.

Este trabalho faz parte da coleção de resenhas do Encontro Baiano de Filosofia, Imagem e Cinema de 2023, nele o curta 5 Fitas foi selecionado para exibição na Mostra Cine Decolonial Baiano, realizado em 15 de setembro na Sala Walter da Silveira, na cidade de Salvador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thays da Cruz Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Mestra em Psicologia (Processos Cognitivos e Comportamentais) pela Universidade Federal Vale do São Francisco e  Doutoranda em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

SILVA, T. da C. Cultura, Religião e Economia em “5 FITAS”, de Heraldo de Deus e Vilma Martins. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 307–310, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/19440. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Produções do Encontro Baiano de Filosofia, Imagem e Cinema