Sujeito, linguagem e urbanidade no pixo baiano

Autores

  • Pedro Henrique Nascimento Maia Universidade Federal da Bahia
  • Andressa Lima Batista Universidade Federal da Bahia
  • Lucas Silva Santos Universidade Federal da Bahia
  • Filipe Emanuel Soares Silva Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Pixo Baiano, Pixo Soteropolitano, Arte Urbana, Subjetividade, Ancestralidade

Resumo

Este texto é uma transcrição originária da mesa “Sujeito, linguagem e urbanidade no PIXO" do Encontro Baiano de Filosofia, Imagem e Cinema, que ocorreu no dia 15 de setembro de 2023. Na ocasião, convidamos acadêmicxs pertencentes a comunidade do pixo soteropolitano para pensar as dimensões individuais e coletivas da prática. 

O evento foi formalmente apoiado pela Anãnsi, periódico de filosofia da UNEB, pela Fundação Pedro Calmon e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, ambas submetidas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A atividade foi mediada pelo Prof. Filipe Emmanuel Soares Silva (UFBA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Nascimento Maia, Universidade Federal da Bahia

Pixador, Antropólogo e Educador Social. Graduado em Ciências Sociais e Mestrando do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia. Co-fundador do Coletivo LAMA e da Cooperativa Ujamaa. 

Andressa Lima Batista, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Museologia pela Universidade Federal da Bahia. Membro da Rede Museologia Kilombola, da Rede de Educadores em Museus da Bahia, do Coletivo Pretas na Cena e do Coletivo Pixa Mina. Produtora e Roteirista do projeto Mulheres Lembradas por Salvador pelo Prêmio Riachão.

Lucas Silva Santos, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia e Mestrando em Filosofia e Teoria Social pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia.

Filipe Emanuel Soares Silva, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado da Bahia e Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

MAIA, P. H. N.; BATISTA, A. L.; SANTOS, L. S.; SILVA, F. E. S. Sujeito, linguagem e urbanidade no pixo baiano. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 279–299, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/19437. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Produções do Encontro Baiano de Filosofia, Imagem e Cinema