Resenha de "Por uma moral da ambiguidade" de Simone de Beauvoir

Autores

Palavras-chave:

Liberdade, Situação, Ambiguidade, Simone de Beauvoir

Resumo

Essa resenha do livro Por uma moral da ambiguidade reconhece o lugar de Simone de Beauvoir na história da filosofia, a partir da compreensão do elo inseparável entre liberdade e ética: "querer-se moral e querer-se livre é uma só e mesma decisão". Beauvoir afirma existir a condição de criação de um discurso ético a partir da própria estrutura existencial humana, chamada por ela de condições autênticas, que legitima essa moral da ambiguidade, do ser que é essecialmente ambiguo e que existe com outros seres igualmente ambiguos. Através do cenário das condições humanas autenticas, a filósofa discorre sobre a estrutura existencial como um despertar da ética, que conduz o sujeito a agir positivamente. A manifestação da ética através dessa moral da ambiguidade e da forma como ela atua, é a questão que permeia todo o texto. Uma moral que entende que sujeitos separados possam simultaneamente estar ligados entre si, e somando suas liberdades individuais, possam projetar leis válidas para todos os seres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Fernandez de Andrade Santos , Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica do Salvador e Graduada em Filosofia pela Universidade do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

SANTOS , L. F. de A. Resenha de "Por uma moral da ambiguidade" de Simone de Beauvoir. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 236–246, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/19429. Acesso em: 28 abr. 2024.