Explicação do Diagrama da Suprema Polaridade, de Zhōu Dūn Yí

tradução comentada

Autores

Palavras-chave:

Metafísica, Ontologia, Ética, Confucionismo, Dualismo metafísico

Resumo

Zhōu Dūn Yí (1017-1073) foi um importante filósofo confucionista do início da era Sòng (960-1279) na China, responsável no reavivamento do interesse no estudo do Clássico das Mutações, Yì Jīng . Sua obra Explicação do Diagrama da Suprema Polaridade (Tài Jí Tú Shuō), aqui traduzida com auxílio de publicações especializadas, constitui-se como um texto breve, porém rico, já que apresenta um intenso poder de síntese teórico-conceitual a partir do Diagrama da Suprema Polaridade (Tài Jí Tú). No Diagrama e na sua Explicação Zhōu sintetiza debates e conceitos que começaram a ser discutidos desde a antiguidade, por exemplo, a noção de Yīn Yáng como expressão dual, porém, complementar, relacional e alternante de forças polares da realidade, que tem no conceito de Suprema Polaridade, Tài Jí, a sua síntese e unidade. Há, ainda, noções metafísicas e éticas debatidas por séculos pela Tradição dos Eruditos, pelos naturalistas antigos, pelos daoistas e por budistas. Visando principalmente apresentar esse texto para o público acadêmico em nível de graduação, com uma linguagem simples e evitando ser muito técnico, escrevi breves comentários ao texto, para esclarecer o(a) leitor(a), ou pelo menos apontando caminhos para a compreensão para quem desejar se aprofundar em algum subtema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Costa, USP

Pós-doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), graduado em Filosofia (UNINTER) e membro da Associação Latino Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI).

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

COSTA, M. Explicação do Diagrama da Suprema Polaridade, de Zhōu Dūn Yí: tradução comentada. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 197–220, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/19007. Acesso em: 27 abr. 2024.