Tempo e Política

a propósito da história ideal eterna de Vico

Autores

  • José Valdir Teixeira Braga Filho Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

História, Política, Ciência Nova

Resumo

Este ensaio buscar problematizar a concepção de história ideal eterna na Scienza Nuova, (1744), de Giambattista Vico (1688 – 1744), com o propósito de explicitar a orientação ética e política da proposta viquiana. Segundo Vico, a história humana segue um percurso de três idades: idade dos deuses, dos heróis e dos homens na qual transcorreu a história do mundo das nações. O que legitima tal distinção, no entender de Vico é a forma de organização da vida coletiva, algo que determina, em certo sentido, a natureza humana. Por essa razão, é necessário problematizar a relação entre política e história no interior do pensamento de Vico. No presente trabalho, adota-se como hipótese interpretativa a ideia de Vico de que com base na linguagem, o ser humano constitui à sua maneira sua forma de viver. Nesta comunicação consideram-se como fontes bibliográfica principal, a três edições da obra em questão (1725, 1730, 1744) por possibilitarem compreender desde o início a elaboração viquiana de uma história ideal eterna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Valdir Teixeira Braga Filho, Universidade de São Paulo

Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Filosofia Política e Ética pela Universidade Federal do Ceará e Doutorando em Filosofia Política e Ética pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

BRAGA FILHO, J. V. T. Tempo e Política: a propósito da história ideal eterna de Vico. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 103–110, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/15868. Acesso em: 27 abr. 2024.