Decolonización y mujeres Latino(americanas), y sus performances artísticas
Ana Mendieta, Sharon Bridgforth, Diamela Eltit, Jesusa Rodríguez, Josefina Báez y Marga Gómez
Resumo
Este ensaio é uma reflexão sobre as categorias colonial e neocolonial imposta às mulheres latino-americanas desde a invenção da América. Ela analisa as simbologias, iconografias e tratamentos com os quais foram definidas, desde serem consideradas pejorativa e cruelmente como sereias e bruxas, até fazerem parte de zoológicos humanos, como aconteceu com as mulheres Kawéskar e suas famílias, que foram raptadas do Chile para serem expostas na França durante o século XIX. Também são analisadas as abordagens descoloniais trazidas pela atuação de mulheres artistas que, de Santiago do Chile a Long Island, mobilizam sua ação libertadora com respeito aos cânones neocoloniais, como no caso de Ana Mendieta, que em obras como S/T, Body Tracks, subverte o labirinto da solidão, que se estabelece no imaginário dos migrantes que não conseguem, nem procuram ser assimilados culturalmente em seus países de adoção. Da mesma forma, são mostradas propostas performáticas capazes de proporcionar sinceridade como em El Beso, de Diamela Eltit, e humor negro e hilário como em Long Island Ice Latina, de Marga Gómez, que trata do tema da latinidade nos EUA. Nisto, é enunciada a necessidade de respeito pela alteridade, especialmente para as mulheres que historicamente têm sido consideradas inferiores sem o serem.