Decolonización y mujeres Latino(americanas), y sus performances artísticas

Ana Mendieta, Sharon Bridgforth, Diamela Eltit, Jesusa Rodríguez, Josefina Báez y Marga Gómez

Autores

  • Lynda Avendaño Santana Universidad Complutense de Madrid

Resumo

Este ensaio é uma reflexão sobre as categorias colonial e neocolonial imposta às mulheres latino-americanas desde a invenção da América. Ela analisa as simbologias, iconografias e tratamentos com os quais foram definidas, desde serem consideradas pejorativa e cruelmente como sereias e bruxas, até fazerem parte de zoológicos humanos, como aconteceu com as mulheres Kawéskar e suas famílias, que foram raptadas do Chile para serem expostas na França durante o século XIX. Também são analisadas as abordagens descoloniais trazidas pela atuação de mulheres artistas que, de Santiago do Chile a Long Island, mobilizam sua ação libertadora com respeito aos cânones neocoloniais, como no caso de Ana Mendieta, que em obras como S/T, Body Tracks, subverte o labirinto da solidão, que se estabelece no imaginário dos migrantes que não conseguem, nem procuram ser assimilados culturalmente em seus países de adoção. Da mesma forma, são mostradas propostas performáticas capazes de proporcionar sinceridade como em El Beso, de Diamela Eltit, e humor negro e hilário como em Long Island Ice Latina, de Marga Gómez, que trata do tema da latinidade nos EUA. Nisto, é enunciada a necessidade de respeito pela alteridade, especialmente para as mulheres que historicamente têm sido consideradas inferiores sem o serem.

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Biografia do Autor

Lynda Avendaño Santana, Universidad Complutense de Madrid

Doctora en Historia del Arte por la Universidad Complutense de Madrid. Licenciada en Teoría e Historia del Arte por la UCH y UAM. Es investigadora y profesora "María Zambrano" del Instifem (Instituto de Investigaciones Feministas) de la UCM/Ministerio de Universidades, (Unión Europea- Next Generation EU). Es investigadora del grupo UCM SU+MA [UNIVERSIDAD+MUSEO]. Ha sido profesora e investigadora postdoctoral “Juan de la Cierva” en el Departamento de Historia del Arte de la UCM. Es investigadora del Centro de Investigaciones Estéticas Latinoamericanas (CIELA, UCH) desde 2017, e investigadora de Art Globalization Interculturality (AGI) de la UB desde 2014. Entre sus publicaciones se encuentran: Avendaño, L. 2020. Arte y copyright. CSIC; Avendaño, L. 2022. Lateral Thinking and Learning in Arts Education in the Post-Internet Art.” In Kathy Hytten (Ed.), Oxford Encyclopedia of Philosophy of Education. New York: Oxford University Press; Avendaño, L.; Carabias, Mónica; Blanco, Antonia. 2022. Discursos intervinientes: mujeres y arte actual. Editorial Dykinson.

Publicado

2022-12-30

Como Citar

AVENDAÑO SANTANA, L. Decolonización y mujeres Latino(americanas), y sus performances artísticas: Ana Mendieta, Sharon Bridgforth, Diamela Eltit, Jesusa Rodríguez, Josefina Báez y Marga Gómez. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 54–67, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/15677. Acesso em: 21 nov. 2024.