Formas Dançantes: um estudo comparativo da metafísica de modelo em Platão e na Cosmologia Ianomâmi

  • Celso Vieira Ruhr Universität Bochum

Resumo

O artigo analisa as similaridades entre as estruturas pressupostas pela teoria das Formas em Platão e a cosmologia Ianomâmi. Essa comparação vai permitir determinar os pontos definidores de uma metafísica de modelo, a saber, uma visão de mundo em que o mundo sensível é explicado a partir de uma relação de derivação de um modelo suprassensível. Na metafísica de modelo, a essência dos itens no mundo sensível é externalizada através de sua relação com o modelo. Tal relação depende de uma noção de imitação e semelhança que, ao contrário do que se supõe nas discussões filosóficas, não é reflexiva, simétrica ou transitiva. Em seguida, o artigo lida com as diferenças advindas das visões de mundo de Platão e dos Ianomâmi. As entidades modelares nos Ianomâmi são coletivas e dinâmicas, enquanto que para Platão as Formas são únicas e estáticas. Além disso, o tipo de arte representativa que embasa a imitação no caso dos Ianomâmi é a dança ao passo que Platão recorre mais à pintura. A diferença se prova significativa. A representação incorporada presente na dança permite uma concepção disposicional da essência que parece ter um grande potencial explanatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Vieira, Ruhr Universität Bochum

Pesquisador Assistente na Ruhr Universität Bochum (Alemanha). Antes disso, fez um pós-doutorado na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde obteve o seu doutorado. Foi pesquisador visitante na University of Toronto e no Harry Ransom Archive na University of Texas at Austin. Seus artigos foram publicados pela Classical Quarterly, Méthexis e Elenchos, entre outras. De Platão, traduziu o Crátilo e o Alcibíades I. As metafísicas antigas constituem seu interesse geral de pesquisa, com foco em objetos abstratos e filosofia do processo, especialmente em Platão e Heráclito.

Publicado
2022-07-27
Métricas
  • Visualizações do Artigo 52
  • pdf downloads: 43
Como Citar
VIEIRA, C. Formas Dançantes: um estudo comparativo da metafísica de modelo em Platão e na Cosmologia Ianomâmi. Anãnsi: Revista de Filosofia, v. 3, n. 1, p. 38-61, 27 jul. 2022.