A mídia nas relações de poder de Foucault

verdade e subjetividade

Autores

  • Wallace de Gois Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Relações de Poder, Poder Disciplinar, Verdade, Mídia

Resumo

O poder, como objeto de estudo, era geralmente confundido com o próprio Estado, ou com personalidades históricas que exercessem o poder. Michel Foucault, contudo, analisaria o poder em seus mecanismos, a partir de suas relações sociais, capazes de determinar o comportamento do indivíduo. O poder se difunde na sociedade, ampara-se em discursos, determina o sujeito e por ele é determinado. Em Microfísica do Poder, a mídia interage com os efeitos de poder e com a formação do sujeito e sua subjetividade.

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Biografia do Autor

Wallace de Gois Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Filosofia e Teologia e Mestre em Ciências da Religião. Presta assessoria para a Theological Education da Comunhão Anglicana (Londres, UK) e é consultor e redator na produção de materiais didáticos e acadêmicos para empresas como Grupo Laureate do Brasil e Kroton Educacional.

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

DE GOIS SILVA, W. A mídia nas relações de poder de Foucault: verdade e subjetividade. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 37–53, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13946. Acesso em: 21 dez. 2024.