Uma breve abordagem acerca da articulação de metodologias e epistemologias na construção da teoria da estruturação de Anthony Giddens

Autores

  • Antonio Danilo Santana Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar alguns elementos da teoria da estruturação do sociólogo inglês Anthony Giddens. Para tanto, recorro a algumas partes de sua obra “A Constituição da Sociedade”, de 1984, priorizando sua noção de dualidade da estrutura, sua abordagem acerca das instituições e do poder, com as quais inclusive intitulo os tópicos deste trabalho. Como se trata de um artigo, e levando em consideração as dimensões próprias deste tipo de construção textual, não tenho aqui a intenção de esgotar ou aprofundar qualquer dos elementos abordados, mas tão somente levantar questões que podem vir a ser melhor exploradas em trabalhos posteriores.

 

Palavras-chave: Anthony Giddens; teoria da estruturação; dualidade da estrutura; instituições; poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-05

Como Citar

SANTANA, A. D. Uma breve abordagem acerca da articulação de metodologias e epistemologias na construção da teoria da estruturação de Anthony Giddens. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 186–194, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13127. Acesso em: 29 mar. 2024.