Morrendo de rir: a (falta de) graça da existência visibilizada em Coringa, de Todd Phillips

Autores

  • Carlos Allencar Sérvulo Rezende Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • João Víctor Moreira Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O entendimento sobre a loucura como condição psíquica, também sustentada e produzida socialmente, ganha novas referências no cinema a partir do lançamento do filme Coringa, dirigido por Todd Phillips. Nele, Joaquim Phoenix incorpora o icônico personagem da DC Comics de forma tal a acender o debate sobre como que, através de uma rede de relações e conexões entre diversos atores sociais, os transtornos mentais são relegados a um lugar de exclusão e estigma, operação que mantém dinâmicas instituídas e acirra processos de vulnerabilização. Acionando um referencial teórico existencial-sartreano, busca-se visibilizar como a trajetória do personagem, nesta produção, é marcada por práticas sociais que são efeito de racionalidades que concebem a loucura de forma marginal e a associa à periculosidade. Como isso, trazemos à cena direções encaminhadas a partir da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica, com vistas a afirmar a potência de vidas não-normativas.

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Referências

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

REZENDE PEREIRA, C. A. S.; GONÇALVES, J. V. M. . Morrendo de rir: a (falta de) graça da existência visibilizada em Coringa, de Todd Phillips. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 113–130, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/10171. Acesso em: 28 mar. 2024.