Em busca da cidadania: ex-escravos, negros, imigrantes e disputas por terra e trabalho no Jabaquara (Santos, 1880-1900).

Autores

  • Matheus Serva Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Palavras-chave:

Santos, Cidadania, Abolição, Pós-abolição

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar que as experiências vividas no passado escravista presentes na memória e nos corpos dos habitantes do Jabaquara, conjuntamente com a experiência de lidar com o paternalismo senhorial para concretizar seus objetivos, levaram a posicionamentos díspares entre imigrantes e ex-escravos nas ruas de Santos, durante o período em que a população imigrante de origem europeia estava se fixando no local, construindo suas redes de solidariedade e ainda não era em maior número que a população negra. Os conflitos pelos postos de trabalho, pelas terras em que viviam os ex-escravos e por uma participação política ativa no futuro daquela sociedade, ou seja, as lutas para atingir em toda a plenitude o direito à cidadania ocorridas na cidade de Santos durante a década de 1880 e 1890, perpassaram também a multiplicidade existente nas experiências passadas de lutas dessas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Serva Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

 

 

Graduado e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense,). Doutor em História Social da África, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente realizo pós-doutorado na Unicamp. Atualmente realizo pós-doutorado na Unicamp. Atuo profissionalmente ministrando aulas de História, principalmente relacionadas as experiências negras no Mundo Atlântico e as experiências africanas em contextos coloniais entre o final do século XIX e a década de 1970. Sou membro do Grupo de Pesquisa Áfricas UERJ/UFRJ e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Também faço parte do conselho editorial da revista Práticas da História: Journal of theory, historiography and uses of the past.

 

 

 

Downloads

Edição

Seção

Artigos