“A VITÓRIA É CERTA”: PERSPECTIVAS HISTÓRICO-DISCURSIVAS DE “NAÇÃO”, “PRODUÇÃO”, “LÍNGUA” E “HOMEM NOVO” NO “MANUAL DE ALFABETIZAÇÃO” E “GUIA DO ALFABETIZADOR” ANGOLANOS (1980)
Palabras clave:
Retórica da Continuidade, Permanência da Luta, Manual de AlfabetizaçãoResumen
Neste trabalho, apresentamos quatro conceitos presentes no Manual de Alfabetização e no Guia do Alfabetizador “A Vitória é Certa”, editados pelo Ministério da Educação de Angola em 1980: “nação angolana”, “produção”, “língua” e “homem novo”. O objetivo é investigar, a partir desses manuais, a lógica discursiva do sistema educacional organizado e implementado em Angola a partir de 1976, refletindo sobre o modo como estes foram colocados a serviço da construção de uma retórica da continuidade da luta armada defendida pelo MPLA no período pós-independência. Identificamos, na composição desses manuais, elementos que apontam para uma perspectiva de “continuidade da luta”, posta em curso pela hegemonização política da sociedade, legitimada pelo discurso de que o MPLA constituiria a única força política legal no país.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.