MIA COUTO: PODER E SUBMISSÃO FEMININA EM UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA
Abstract
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o lugar social ocupado pelas personagens femininas, em Um rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra (2003), romance do escritor moçambicano Mia Couto, tomando por base as propostas teóricas da literatura contemporânea e suas relações com o pós-colonialismo. Esse autor dedica-se amplamente à representação de sujeitos femininos subalternos no espaço enunciativo de sua obra literária, tendo como proposta denunciar o silenciamento sociocultural, ao mesmo tempo em que esboça crítica às práticas culturais em curso na sociedade moçambicana pós-colonial. O autor denuncia a violência e as injustiças sociais cometidas pelos homens contra as mulheres africanas, em particular contra as moçambicanas que, em pleno século XXI, ainda vivem sob a tutela do patriarcado. Essa subalternidade, presente nas relações entre homens que mandam e mulheres que obedecem, às quais Mia Couto dá ênfase na sua narrativa, está entre as discussões dos estudos pós-coloniais. Neste sentido, as obras de Mia Couto interessam aos estudos culturais e literários porque as protagonistas são mulheres que, “no caso de Moçambique são vistas como entidades marginais, sem voz, sem outra história senão aquela a que os homens lhes emprestam”. Entretanto e ao mesmo tempo, o autor retira-as desse mundo opressor para o qual foram relegadas pelo patriarcado africano e traduz suas vozes silenciadas, seus anseios de liberdade dando-lhes autonomia discursiva.
Palavras-Chaves: Mia Couto. Literaturas em Língua Portuguesa. Narrativa.
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