DECOLONIZANDO TEMPOS, ESPAÇOS, MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NA PROVÍNCIA DE HUÍLA – ANGOLA: NARRATIVAS SOBRE ESCOLAS

Autores

  • Elison Antonio Paim
  • Solange Luís

Palavras-chave:

Educação, decolonialidade, memórias, experiências, Angola

Resumo

O presente artigo resulta de pesquisa de pós-doutorado realizada no ISCED de Lubango, em Angola. Objetivamos identificar como experiências, memórias, patrimônios e culturas locais são agenciados na produção dos saberes escolares, a partir da investigação do trabalho em instituições de educação básica em sete municípios da Província de Huíla. Para a coleta das informações trabalhamos com documentos diversos, fotografias e entrevistas orais com quinze professore/as. Teoricamente dialogamos com epistemologia decolonial, interculturalidade, História Oral, memória, patrimônio cultural e história local. Neste artigo optamos pelas narrativas sobre escolas. O artigo é composto por considerações iniciais, contextualização, explicitando o conceito de mônadas, narrativas monadológicas e considerações finais.

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Publicado

2020-08-26