O ESTADO DE ARTE SOBRE AS PESQUISAS REALIZADAS RELACIONADAS COM O CURRÍCULO LOCAL EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Atalia Mondlane Universidade Pedagógica e chefe de Departamento de Pesquisa na Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Pedagógica de Moçambique em Maputo.
  • Faira Ibrahimo Universidade Pedagógica de Moçambique em Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática.

Resumo

Este artigo visa analisar as pesquisas efetuadas no âmbito dos saberes locais, do Currículo Local (CL), do currículo do ensino básico e da implementação e gestão do Currículo Local.  A partir de reflexões dos trabalhos em nossa posse, que constituíram foco do estudo, incidem sobre os saberes locais na escola, o Currículo Local, o currículo nacional, estratégias de gestão e implementação do currículo local; diálogo entre os saberes locais e saberes científicos. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos demostram uma visão geral sobre as dificuldades e sucessos no processo de implementação do currículo local e no desenvolvimento da educação. Igualmente, revelam que com a introdução do Currículo Local na escola houve a redução da distância entre a cultura moderna (científica) e a cultura tradicional autóctone e a melhoria de aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Atalia Mondlane, Universidade Pedagógica e chefe de Departamento de Pesquisa na Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Pedagógica de Moçambique em Maputo.

Docente da Universidade Pedagógica e chefe de Departamento de Pesquisa na Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Pedagógica de Moçambique em Maputo. Doutora em Educação/Currículo pela Universidade Pedagógica em Moçambique.

Faira Ibrahimo, Universidade Pedagógica de Moçambique em Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática.

Docente da Universidade Pedagógica de Moçambique em Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática. Doutora em Educação/Currículo pela Universidade Pedagógica de Moçambique.

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Publicado

2024-12-31