PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE GARANTIA DA QUALIDADE SOBRE APROPRIAÇÃO DE EVIDÊNCIAS APÓS ACREDITAÇÃO DE CURSOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Verónica Sibinde Mpanda Instituto Superior de Ciências da Saúde - Moçambique
  • Adérito Gomes Barbosa Universidade Católica de Moçambique

Resumo

Este artigo apresenta a análise dos resultados da tese de doutoramento sobre o uso de evidências após a acreditação de cursos. A pesquisa procurou responder à questão “as Instituições de Ensino Superior (IES) apropriam-se das evidências para a melhoria da qualidade de ensino, após acreditação de cursos?” A pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa de tipo descritivo. Participaram os gestores de garantia da qualidade, e observadas evidências em duas universidades. Concluímos que as Instituções de ensino superior não se apropriam das evidências, porque o objetivo principal de avaliação da qualidade é acreditar os cursos.

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Biografia do Autor

Verónica Sibinde Mpanda , Instituto Superior de Ciências da Saúde - Moçambique

Doutora em Inovação Educativa pela Univeridade Católica de Moçambique, Mestre em Gestion Integrada Del Conocimiento, El Capital Intelectual Y Los Recursos Humanos – Universidade A Politécnica de Madrid – CEPADE (Espanha), Docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde

Adérito Gomes Barbosa, Universidade Católica de Moçambique

Professor Associado, Doutor em Teologia Pastoral na Universidade Pontifícia de Salamanca e Doutor em Ciências de Educação no Instituto da Educação da Universidade Católica de Lisboa, Docente, Investigador e Coordenador do Curso de Doutoramento na Universidade Católica de Moçambique.

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Publicado

2022-09-26