O acesso, a permanência e a conclusão de cursos na Universidade
O que dizem os estudantes indígenas?
Resumo
Resumo
Esta pesquisa centrou-se no estudo dos modos de acesso, de permanência e da conclusão de cursos na universidade, com objetivo compreender o que dizem os estudantes Terena sobre sua vivência no espaço universitário. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos, a revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Inspira-se na análise das informações advindas das vozes de estudantes indígenas, sobre os processos vividos na universidade. Ancoramos nos autores pós-colonialistas como, Brand, Calderoni (2012) que dão sustentação teórica a esta discussão. Com os dizeres dos entrevistados pode-se afirmar que são muitos os desafios advindos dessa relação intercultural. Conclusões provisórias indicam que há necessidade de se construir um diálogo intercultural na universidade investigada, visto que as falas apontam que este ainda não acontece. Entendemos que as universidades ao receberem, ao incluírem os estudantes indígenas precisam pautar suas políticas em busca de um diálogo com as epistemologias indígenas. Seus saberes devem ser pautados nos currículos das IES de forma contextualizada. Apontamos para importância do diálogo intercultural, como ele, teremos relações democráticas e respeito a alteridade dos povos indígenas.
Palavras-chave: Estudantes Indígenas; Educação Superior; Acesso e Permanência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.