Uma escola indígena no alto sertão de Alagoas
Reflexões sobre sua história e o ensino diferenciado (2008-2018)
Resumo
O objetivo desse trabalho é fazer um registro histórico do processo de implantação da escola na comunidade indígena Jeripancó, povoado Ouricuri, município de Pariconha-AL. Trataremos também das orientaçoes para a educação escolar e o ensino diferenciado dos indígenas a partir da Constituição de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), do Plano Nacional de Educação (2001), do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998). Como fontes, utilizaremos a produção bibliográfica sobre o tema, além de entrevitas com caciques da aldeia. O ano de 2008 foi tomado como referência inicial para avaliar a década seguinte por ter sido a data do último estudo realizado sobre a educação diferenciada na aldeia.
Palavras-chave: Escola; Indígena; Ensino diferenciado; Jeripancó.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.