Sobre a Dança da Educação

Um ensaio sobre contribuições indígenas para uma educação não-indígena

Autores

Resumo

Há uma recorrência considerável de estudos sobre as contribuições europeias nos modos de vivências indígenas, ao redor do mundo. Além de questionáveis, essas perspectivas silenciam as adições e colaborações culturais que estes povos ofereceram e oferecem às sociedades não-indígenas. Neste ensaio, procuramos refletir sobre como a ênfase nas relações étnico-raciais podem transformar e melhorar a educação, não apenas a partir do currículo escolar, mas também no e para o ensino superior. Partimos das reflexões de bell hooks, Achille Mbembe, Tomaz Tadeu Silva e Ailton Krenak.

Palavras-chave: Educação; Temática indígena; Literatura decolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Nunes Mello, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Interesse na area de estudos decoloniais, com enfase nos povos originários. Busco produções historiográficas produzidas pelos próprios sujeitos étnicos, assim como levantar questões a respeito de como autentificar esses conhecimentos dentro da academia e nos demais espaço de produção e circulação de conhecimento.

Helena Azevedo Paulo de Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Helena Azevedo Paulo de Almeida é doutoranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é pesquisadora integrante no Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), do Grupo de Pesquisa em História Ética e Política (GHEP/UFOP), do Laboratório de Ensino em História (LEHIS/UFOP) e editora colaboradora da Revista HH Magazine – humanidade em rede.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Nunes Mello, I., & Azevedo Paulo de Almeida, H. (2020). Sobre a Dança da Educação : Um ensaio sobre contribuições indígenas para uma educação não-indígena. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(2), 574–594. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/9629