Sobre a Dança da Educação
Um ensaio sobre contribuições indígenas para uma educação não-indígena
Resumo
Há uma recorrência considerável de estudos sobre as contribuições europeias nos modos de vivências indígenas, ao redor do mundo. Além de questionáveis, essas perspectivas silenciam as adições e colaborações culturais que estes povos ofereceram e oferecem às sociedades não-indígenas. Neste ensaio, procuramos refletir sobre como a ênfase nas relações étnico-raciais podem transformar e melhorar a educação, não apenas a partir do currículo escolar, mas também no e para o ensino superior. Partimos das reflexões de bell hooks, Achille Mbembe, Tomaz Tadeu Silva e Ailton Krenak.
Palavras-chave: Educação; Temática indígena; Literatura decolonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.