Guaranizando a escola
O povo Guarani Mbya no estado do Rio de Janeiro e seus processos de ensino e aprendizagem
Resumo
O presente artigo, como parte de Dissertação de Mestrado, defendido no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC), da Universidade Federal rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tem por objetivo apresentar o histórico de implementação das escolas nas aldeias indígenas Guarani Mbya do Rio de Janeiro, em especial, na Aldeia Sapukai/Angra dos Reis e discutir como essa instituição foi sendo transformada a partir da utilização das formas próprias de produzir e transmitir conhecimentos dos Guarani Mbya. Inserindo seu Nhandereko (modo de vida) nas práticas escolares, os Guarani transformam a escola e a pedagogia ocidental a partir da prática de uma escola intercultural. Pretendemos abordar as formas pedagógicas adotadas pelos Guarani em suas escolas que chamamos dePedagogia Guarani e apontar alguns questionamentos sobre como elapode contribuir para refletirmos sobre o processo de escolarização dos não indígenas em escolas de matriz ocidental.
Palavras chave: Educação escolar indígena; Educação intercultural; Guarani Mbya.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.