Processos de coesão textual em texto dissertativo do vestibular Indígena/Unioeste
Resumo
O presente artigo apresenta uma análise linguística sobre o processo de textualização e a ocorrência de processos de argumentação em texto dissertativo-argumentativo do vestibular indígena/2015, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Para isso, buscam-se esclarecimentos a respeito dos aspectos semânticos que envolvem a coesão e o seu papel na constituição dos argumentos utilizados para a defesa do tema. São mecanismos cruciais para a argumentação, tais como operadores argumentativos, modalizadores e diversos sinais marcados por instruções linguísticas reveladoras do contexto específico do produtor. Estes são ilustrados à medida que aparecem em uma redação produzida por um vestibulando indígena, versando sobre o tema a demarcação de terras indígenas no Brasil. O quadro teórico da Linguística Textual, constante neste trabalho, mostra que os mecanismos linguísticos constituem a textura do texto e garantem a ele uma unidade de sentido a partir de retomadas, articulações e instaurações de elementos lexicais, denominados operadores modais. Nas reflexões empreendidas, observa-se que estratégias de coesão são indispensáveis, não só para manter a progressão textual, mas também para viabilizar os meios pelos quais são manifestadas as expressões de adesão ao tema pelo produtor do texto. A presença de tais mecanismos linguísticos apontou a relevância do processo coesivo para a elaboração textual, sugerindo que o referido texto analisado fez cumprir, em boa parte, a função argumentativa relacionada ao domínio da coesão textual.
Palavras-chave: Vestibular indígena. Texto dissertativo; Coesão textual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.