Aprender o nome das árvores na língua dos yara
Relato de experiência do curso técnico em florestas para o povo Jarawara
Resumo
O Curso Técnico em Florestas concomitante ao Ensino Médio para o povo Jarawara se destaca como uma experiência singular no contexto da luta por educação formal pautada pelos povos indígenas na região denominada Médio Purus. Este artigo tem por objetivo socializar os desafios e perspectivas para a construção e efetivação do referido curso. Para tanto, situamos historicamente o caminho percorrido pelos Jarawara e as estratégias metodológicas utilizadas para a efetivação da proposta do curso, considerando-se as aulas na aldeia Casa Nova, Terra Indígena Jarawara/Jamamadi/Kanamati. Tal experiência se situa num processo dialógico, de se fazer educação diferenciada, intercultural e bilíngue, a qual abre possibilidades para que haja diálogos pedagógicos acerca do assunto e para que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - campus Lábrea atenda a outras demandas dos povos e comunidades tradicionais da região do Médio Purus.
Palavras-chave: Povo Jarawara; Educação formal; Curso técnico; Educação diferenciada; Diálogos pedagógicos.
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