Desenvolvimento profissional docente e os processos de inovação pedagógica na escola: Dilemas e tensões

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Formação continuada, Inovação pedagógica

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma tese de doutorado em andamento denominada “Desenvolvimento Profissional Docente e os Processos de Inovação Pedagógica na Escola: Dilemas e Tensões” cujo objetivo é compreender a relação entre o desenvolvimento profissional docente e os processos de inovação pedagógica na prática de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Porto Seguro-Ba. O estudo parte da convicção de que é importante uma formação continuada situada no paradigma da inovação, cujo intento é proporcionar aos professores a reflexividade sobre suas práticas, no sentido de buscar uma aprendizagem significativa para a formação dos jovens. Nesse sentido, inicialmente, faremos um breve histórico das políticas de formação de professores no Brasil, logo após, uma pequena reflexão a respeito dos conceitos de Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, trazendo uma discussão acerca de dilemas e tensões do ser professor ao vivenciar processos de inovação pedagógica. Para discussão, neste trabalho, elegemos duas categorias teórico-analíticas: o desenvolvimento profissional docente, que está relacionado com a melhoria das condições de trabalho, da autonomia e da capacidade de ação dos professores, como um processo de desenvolvimento ao longo da vida, superando a fragmentação de momentos formais, tanto da formação inicial, quanto da continuada, de acordo com Marcelo Garcia (1999; 2009) e Formosinho (2009) e inovação pedagógica, a qual é associada à renovação pedagógica, à mudança, à melhoria e envolve diversos contextos relacionados à educação como programas de ensino, escola, currículos, conforme afirma Carbonell (2002). Assim, produzimos esse trabalho buscando contribuir qualitativamente com as discussões pedagógico-científicas desenvolvidas nas variadas instâncias que fomentam a efetivação de políticas públicas para a formação de professores, visando o desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

Kátia Caroline Souza Ferreira, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)

Doutoranda em Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – (ULHT-Lisboa-Portugal). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – (ULHT-Lisboa-Portugal); Especialista em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUC-RS. Especialista em Políticas Públicas e Contextos Educativos - FNSL; Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico - UNIVC; Especialista em Planejamento Educacional - UNIVERSO; Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Licenciada em Pedagogia, é Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Porto Seguro-Bahia-Brasil.

Investigadora integrada do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, unidade constituída na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e desenvolve pesquisas com ênfase na Educação Básica, especialmente em Formação de Professores, Processos de Inovação Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Diversidade Afrodescendente e Indígena e Educação. Sua linha de pesquisa é Formação Continuada de Professores e Processos de Inovação Pedagógica na Escola.

Elsa Maria Bacala Estrela, Professora Auxiliar da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)

Professora Auxiliar na ULHT, Coordenadora de Projetos do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Cocoordenadora do Centro de Competências para a Inovação em Educação e Cidadania (CCIEC), juntamente com Américo Mateus e em articulação com o CeiED e o HEI-LAB da ULHT, e perita externa no âmbito do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica no Agrupamento de Escolas da Boa Água.

É Cocoordenadora do Projeto de Assessoria e Acompanhamento de Escolas no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular, do Projeto de Investigação Sala de Aula do Futuro, do projeto Inovação pela Educação – CIMLT e do Projeto Fostering And Assessing Creativity And Critical Thinking In Education: Higher Education Strand, desenvolvido pela OCDE. Membro do equipa de investigação do Projeto Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015), financiado pela FCT.

Professora dos Ensinos Básico e Secundário (1993), é mestre em Ciências da Educação (2006) e doutorada em Educação (2015).

Foi membro da Rede Ibero Americana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE) e do Observatório de Políticas de Educação, Investigação e Formação.

Foi gestora do projeto RIAIPE3 (Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e Coesão Social nas Instituições de Ensino Superior), financiado pelo programa Alfa da CE.

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Ferreira, K. C. S., & Estrela, E. M. B. (2020). Desenvolvimento profissional docente e os processos de inovação pedagógica na escola: Dilemas e tensões. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(1), 225–245. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8636